Prefeitura de Manaus conclui curso de restaurações em resina com formação de 160 cirurgiões-dentistas

A atividade teve início na terça-feira, 3/12, e se encerrou nesta quinta, 5/12, com a formação de 160 servidores, divididos em seis turmas, ofertadas nos turnos matutino e vespertino

0
44

Com o objetivo de qualificar a atuação dos profissionais de saúde bucal e aprimorar os serviços prestados à população na capital, a Prefeitura de Manaus realizou um curso teórico-prático de técnicas de restauração em resina composta para cirurgiões-dentistas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A atividade teve início na terça-feira, 3/12, e se encerrou nesta quinta, 5/12, com a formação de 160 servidores, divididos em seis turmas, ofertadas nos turnos matutino e vespertino.

Coordenado pela Gerência de Saúde Bucal da Semsa e realizado nas instalações da WN Odonto Medical, na zona Centro-Sul, o curso ofertou aos participantes noções teóricas e práticas para o uso de resinas compostas para dentes anteriores e posteriores, abrangendo técnicas modernas hoje utilizadas na área odontológica. A atividade contou com profissionais dos cinco Distritos de Saúde (Disas), Norte, Leste, Oeste, Sul e Rural.

Conforme a gerente de Saúde Bucal, Cláudia Carvalho, o treinamento ofertado às equipes da atenção primária vai assegurar um atendimento aprimorado, com procedimentos e materiais de ponta, para os usuários das unidades básicas e dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) da Semsa.

“As resinas compostas são utilizadas em restaurações estéticas, pois apresentam a mesma cor do dente. Com esse treinamento, trazendo o que há de mais moderno em técnicas com essas resinas, os servidores poderão oferecer um serviço de maior qualidade à população”, apontou.

A gerente ressaltou que o curso foi realizado em formato “hands on” (do inglês, “mão na massa”), que enfatiza a parte prática no treinamento e proporciona aos participantes um aprendizado mais ativo e dinâmico. Para isso, explicou, foram compostas turmas pequenas, com 20 a 30 participantes, sendo uma por turno a cada dia, totalizando seis grupos.

“É a primeira vez que realizamos um curso nesse formato, com o participante realizando o preparo do material e a restauração na hora, seguindo a demonstração feita pelo professor ali ao seu lado. Todos gostaram muito, tivemos um feedback bem positivo”, relatou Cláudia.

Atualização

A formação foi conduzida pelos cirurgiões-dentistas da Semsa, Paulo Calderon e Sybilla Dias, que são também professores doutores em Odontologia e já atuam na formação de profissionais em dentística com o uso de resinas compostas. Conforme Paulo, o treinamento possibilita aos profissionais se atualizar com novos procedimentos e materiais hoje disponíveis na área odontológica.

“O profissional hoje dispõe de materiais cada vez mais inovadores, e precisa estar sempre aprendendo novas formas e técnicas para utilizar esses recursos. Nessa imersão, as equipes da Semsa podem atualizar suas práticas no uso de resinas compostas, disponíveis na rede básica”, assinalou o professor.

Novas turmas

Cláudia Carvalho antecipou que o curso terá novas turmas em 2025, de modo a alcançar todas as equipes que atuam no atendimento de saúde bucal aos usuários na rede municipal.

“Planejamos realizar mais três cursos no ano que vem, a fim de levar essa formação para o restante dos nossos cirurgiões-dentistas da Atenção Primária à Saúde, e assim ofertarmos serviços com qualidade cada vez maior”, concluiu a gerente. 

Foto – Divulgação / Semsa

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome