O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), promoveu neste domingo (21/12), mais uma edição do projeto “Vila Aberta Para Todos”, que levou atividades esportivas gratuitas ao complexo da Vila Olímpica de Manaus. Um dos destaques da programação foi o Aulão de Defesa Pessoal Feminina, que reuniu alunas de diversas edições anteriores do curso e novas participantes interessadas em aprender técnicas básicas de autoproteção.
O secretário de Estado de Desporto e Lazer (Sedel), Diego Américo, reforçou que o Vila Aberta Para Todos fortalece o acesso democrático ao esporte e amplia os serviços ofertados à população. “Estamos abrindo as portas da Vila Olímpica para que as pessoas vivenciem este espaço público, com atividades que promovem saúde, lazer e inclusão. No caso do Curso de Defesa Pessoal Feminina, além do treino físico, existe um impacto humano”, afirmou o secretário.
A ação integra o conjunto de iniciativas que a Sedel vem desenvolvendo para ampliar o acesso ao esporte e fortalecer políticas públicas voltadas à prevenção da violência contra as mulheres.
As participantes tiveram duas sessões de treinamento, em espaços distintos da Vila Olímpica, com instruções aplicadas por profissionais qualificados vinculados ao Formando Campeões, iniciativa que faz parte do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci).
A atleta Graciele Fonseca, de 24 anos, conheceu o curso na 15ª edição do projeto, realizada na zona Leste, e continua praticando jiu-jitsu em um dos núcleos fixos do projeto. “Fui pelo anúncio no Instagram, participei do curso e me senti muito acolhida. Graças ao projeto, hoje treino no núcleo do Galileia. A equipe é engajada e incentiva a gente a continuar. O apoio do governo é essencial para que mais mulheres tenham acesso a essa oportunidade”, destacou.
Vila Aberta Para Todos
O Vila Aberta para Todos é uma política pública permanente do Governo do Amazonas que abre o complexo esportivo para atividades gratuitas, orientadas por profissionais da Sedel. A iniciativa transforma a Vila Olímpica em espaço de convivência e prática esportiva acessível, estimulando hábitos saudáveis, socialização entre famílias, incentivo ao esporte de base e maior aproximação da comunidade com os equipamentos públicos.
A cada domingo, moradores da capital têm acesso às instalações da Vila, podendo participar de aulões, treinos, atividades recreativas e ações educativas, consolidando o espaço como referência de inclusão, prevenção e promoção da qualidade de vida.
Foto: Divulgação/Sedel








