A Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) dá início à 2ª edição da campanha “Acolhendo Histórias”, na segunda-feira (15/04). Sob coordenação do Centro de Documentação e Memória (CDM) da IOA, a ação tem como objetivo arrecadar livros em bom estado de conservação para serem doados na 3ª edição do projeto “Compartilhando Histórias”, prevista para ocorrer em outubro deste ano.
Com o lema “Leia, doe, transforme”, a ação segue até o dia 26 de abril, durante a semana que marca a comemoração do Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril.
O diretor-presidente da IOA, João Ribeiro Jr., ressaltou a importância do projeto para a difusão da cultura na capital amazonense. “Esta iniciativa é fundamental para promover o acesso à leitura e fortalecer os laços comunitários, por meio das orientações do governador Wilson Lima e do conhecimento compartilhado. Convido todos a participarem deste projeto e a contribuírem para a construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária. Juntos, podemos fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, ressaltou João Ribeiro Jr.
A coordenadora do CDM, Adriana Cavalcante, afirmou que a campanha serve como um momento especial para compartilhar conhecimento e cultura. “A campanha de arrecadação de livros ‘Acolhendo Histórias’ é uma oportunidade para promover a difusão da cultura. A campanha tem sido fundamental para preservar histórias que enriquecem nosso patrimônio cultural”, explicou Adriana.
Sobre o projeto
O projeto “Acolhendo Histórias” desenvolvido pelos servidores do Centro de Documentação e Memória da IOA, tem o objetivo de fomentar a arrecadação de livros e a disseminação do conhecimento de forma gratuita, de modo que os livros doados encontrem um novo lar no futuro. Os livros arrecadados durante a ação serão catalogados e separados por gênero literário para, posteriormente, serem destinados à sociedade através da 3ª edição do projeto “Compartilhando Histórias”.
Na primeira edição do “Acolhendo Histórias”, realizada de 19 de junho a 14 de julho de 2023, mais de 3,3 mil exemplares foram arrecadados.
Centro de Documentação e Memória
O Centro de Documentação e Memória (CDM), tem por missão institucional planejar, gerenciar, controlar e executar as atividades relacionadas ao acervo institucional do arquivo, biblioteca e museu, atuando como agente de preservação e salvaguarda da história da Imprensa Oficial.
Como participar
Os interessados em contribuir podem realizar suas doações diretamente no Centro de Documentação e Memória, localizado na sede da Imprensa Oficial, na Rua Doutor Machado, 86, Centro de Manaus, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, exceto em feriados e pontos facultativos.
FOTO: Weslen Simplício e Ismael Oliveira/IOA