A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 26/11, a 4ª Gincana Municipal do Programa Acelera Brasil, na sede da secretaria, localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. O evento reuniu escolas das sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) da rede municipal de ensino que mais se destacaram no programa, em um dia de atividades dinâmicas voltadas para o aprendizado e integração.
A gincana faz parte do “Programa Acelera Brasil”, que tem como objetivo combater a distorção idade-série, recuperando conhecimentos perdidos e permitindo que os estudantes avancem nos estudos em até três anos. Durante a competição, os alunos participaram de provas que avaliaram componentes curriculares, leitura fluente e habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, companheirismo e resiliência.
A cerimônia de abertura contou com o desfile das equipes campeãs de cada DDZ, gritos de guerra e a execução do “Hino Nacional Brasileiro” e do “Hino de Manaus”. Representantes da Semed e autoridades educacionais enfatizaram a importância da gincana como uma estratégia para engajar os estudantes e evidenciar o papel transformador da educação.
Para Valdenize Gomes, assessora do “Programa Acelera Brasil”, na DDZ Leste 2, a iniciativa é fundamental para o desenvolvimento dos alunos. “Esse programa oferece uma oportunidade única de recuperação e avanço nos estudos. Na nossa divisão, a escola São Luís foi a que mais se destacou e veio nos representar na gincana, mostrando muito empenho e dedicação”, afirmou.
A aluna Ana Clara Martins, de 9 anos, do 5º ano da escola municipal Antônia Medeiros, compartilhou sua experiência. “Participar da gincana foi muito divertido e desafiador. Aprendemos coisas novas e trabalhamos juntos como uma equipe. Foi incrível representar minha escola aqui”, concluiu.
A 4ª Gincana Municipal do Programa Acelera Brasil é mais uma iniciativa que reforça o compromisso da Semed em oferecer uma educação de qualidade e garantir o desenvolvimento integral dos estudantes da rede municipal.
Foto – Eliton Santos/Semed