A Rede Estadual de Saúde vai receber, nos próximos dias, 90 monitores de sinais vitais multiparamétricos e 40 desfibriladores cardíacos. Os equipamentos, avaliados em R$ 4 milhões, estão sendo doados pelo Ministério da Saúde, sem nenhum custo para os cofres estaduais.
São equipamentos produzidos no Brasil por meio da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), estabelecida entre o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a empresa de dispositivos médicos Lifemed e o Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde (Deciis) do Ministério da Saúde.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, os equipamentos, que serão destinados a hospitais da rede estadual, chegam em boa hora, pois significam economicidade para o Estado e ainda a oportunidade de modernização do parque tecnológico de assistência à saúde.
“Alguns monitores que usamos hoje são alugados. Então, essa remessa que chega vai nos permitir reduzir o valor de locação e ainda renovar os equipamentos próprios das unidades que precisam ser trocados devido ao tempo de uso”, disse o secretário, que recebeu na semana passada em seu gabinete o gerente regional da Lifemed, Valmir Freire, para tratar da entrega dos equipamentos, prevista para a primeira semana de setembro.
A PDP é um programa do Governo Federal que visa a cooperação, mediante acordo entre instituições públicas e entre instituições públicas e entidades privadas, para desenvolvimento, transferência e absorção de tecnologia, produção, capacitação produtiva e tecnológica do país em produtos estratégicos para atendimento às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Amazonas é o 19º estado da federação a receber equipamentos produzidos pela PDP da Universidade Estadual da Paraíba.
FOTO: Roberto Carlos/Secom