A ausência de comunicação prévia sobre a suspensão no fornecimento de água que afetou nesta quinta-feira 21/11, cerca de 30 localidades nas zonas Norte e Leste da cidade, levou a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) a advertir a concessionária Águas de Manaus.

Na decisão encaminhada à empresa, a Ageman solicitou também que a concessionária suspendesse de imediato a  realização do serviço, visto que a medida acarretaria prejuízos aos usuários que não tiveram tempo hábil de reservar água, no entanto, a concessionária manteve a execução do serviço.

Conforme o Manual de Prestação dos Serviços e Atendimento ao Consumidor e o Contrato de Concessão dos Serviços de Fornecimento de Água e Esgotamento Sanitário da cidade de Manaus, é dever da concessionária informar quaisquer alterações e interrupções na prestação dos serviços, decorrentes de manutenção programada, com indicação clara do período de interrupção e das alterações a serem efetuadas, bem como das medidas mitigadoras que serão oferecida, além de divulgar com antecedência mínima de 48 horas, através dos meios de comunicação disponíveis, as interrupções programadas de seus serviços que possam afetar o abastecimento de água.

O diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho, explicou que além dos usuários, a Ageman também não foi informada previamente a respeito dos serviços de manutenção realizados na quinta-feira, dia 21.

Alho afirmou que além da advertência, será também instaurado um processo administrativo contra a empresa para constatar que a população afetada não teve tempo hábil de se preparar para o armazenamento de água, comprovando real prejuízo à população, o que poderá ensejar na aplicação de penalidade de multa.

“Foi uma clara desobediência ao contrato e ao manual de prestação de serviços e, por tudo isso, a Ageman tomou essas providências. Se for fazer qualquer parada programada, tem que haver comunicação prévia e isso não ocorreu”, afirmou Alho.

NOTA ÁGUAS DE MANAUS

Manaus, 22 de novembro de 2019 – No intuito de esclarecimento à população, a Águas de Manaus informa que o serviço de manutenção para melhorias preventivas no sistema Nova Floresta, ocorrida nesta quinta-feira, dia 21 de novembro foi divulgada amplamente e previamente aos usuários, em canais como site oficial, posts patrocinados em redes sociais (que alcançaram cerca de 10 mil pessoas), além de veículos de imprensa (rádio, TV, Internet). A Águas de Manaus ainda repassou a informação às lideranças comunitárias da região abrangida que são parceiras da empresa no programa “Afluentes”, sem prejuízo do cumprimento das suas obrigações contratuais.

No intuito de reduzir os impactos à população da região abrangida, além da prévia informação aos usuários, a Águas de Manaus adotou medidas como o fornecimento de carros-pipa. Vale destacar que o serviço foi realizado e aconteceu normalmente, já beneficiando a população da região abastecida pelo sistema Nova Floresta.

É importante destacar a necessidade de realização desta manutenção de melhoria, que caso não fosse realizada no dia 21, poderia impactar extraordinariamente todos os usuários da região.

A Águas de Manaus irá analisar e responder a Agência Reguladora (Ageman) no prazo estipulado, no intuito de esclarecer qualquer mal-entendido que possa ter ocorrido. A concessionária agradece a compreensão.

Qualquer ocorrência que necessite intervenção da concessionária deve ser registrada em nossos canais oficiais de relacionamento com o cliente: SAC 0800-092-0195, Whatsapp 98264-0464, site aguasdemanaus.com.br, aplicativo Águas APP ou nos pontos físicos nos PAC´s e loja central da rua Leonardo Malcher.

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