A Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam) foi uma das entidades participantes do 9º painel do Amazon On 2024, evento encerrado nesta quinta-feira (19/09), no Studio 5 Centro de Convenções, que teve como tema ‘A relação entre segurança cibernética e sustentabilidade’.
A Prodam foi representada no encontro pela gerente de Qualidade e Segurança da Informação, Lilian Gibson.
Durante o painel, Lilian destacou a crescente relevância da segurança cibernética em um contexto de mudanças climáticas. Ela ressaltou que a Prodam, como empresa certificada nas normas ISO, da qualidade e da segurança da informação, já implementou adaptações para garantir a continuidade dos negócios diante de eventos climáticos severos.
“Essa é uma exigência nova das certificações ISO e a consideramos um marco para todas as organizações, especialmente para nós, que temos a responsabilidade de sermos o datacenter do governo estadual”, afirmou.
Lilian explicou que a Prodam já fez todas as adequações exigidas pelas normas ISO. “Já revisamos os planos de continuidade e estratégia para garantir que estamos preparados para mitigar riscos, como atrasos nos serviços causados por eventos climáticos extremos”, disse.
A gerente também abordou a obrigatoriedade de as organizações, certificadas ou não, avaliarem o impacto das mudanças climáticas em suas operações. Para ela, essa avaliação é essencial para garantir a resiliência dos serviços de tecnologia frente aos desafios ambientais que se intensificam globalmente.
Além da Prodam, o painel contou com a participação do Diretor de Cibersegurança e Soluções da Huawei, Marcelo Mota; do Superintendente de Controle de Obrigações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Marcelo Mello da Silva; do chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, Coronel Sérgio Ricardo Martins Rosa; e do titular da Divisão de Governança de Segurança da Informação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcelo Lobo Rocha.
Sobre o Amazon On 2024
Em sua segunda edição, o Amazon On se consolida como um dos principais eventos do Brasil a abordar a interseção entre tecnologia e sustentabilidade. Ao longo de dois dias, o evento reuniu especialistas para discutir soluções inovadoras, explorando temas como energias limpas, segurança digital e conectividade sustentável.
Foto: Divulgação