O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) distribuiu 200 mudas de plantas frutíferas, medicinais e ornamentais durante a 25ª edição do Governo Presente, realizada neste sábado (1º/11), no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na zona leste de Manaus. A Ação reforça práticas de sustentabilidade e educação ambiental promovidas pelo Governo do Amazonas.
As mudas foram doadas pelo Viveiro Municipal de Manaus, administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (SemmasClima).
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou que ações como essa fortalecem o vínculo da população com as práticas sustentáveis e com o cuidado ambiental.
“A distribuição de mudas é uma forma simples, mas muito eficaz, de estimular o plantio e o uso responsável dos recursos naturais. As pessoas levam para casa espécies que ajudam na arborização, embelezam os espaços e, muitas vezes, também servem como remédios naturais, tão presentes na cultura amazônica”, afirmou.
Entre as espécies distribuídas estavam plantas frutíferas, como acerola (Malpighia emarginata), açaí (Euterpe oleracea), cupuaçu (Theobroma grandiflorum) e amora (Morus nigra).
Também foram distribuídas mudas de plantas ornamentais, como hibisco (Hibiscus rosa-sinensis), dois-amores (Viola tricolor), dracena-vermelha (Cordyline fruticosa), trapoeraba-roxa (Tradescantia pallida), dracena-manchada (Dracaena surculosa), coração-magoado (Iresine herbstii) e falsa-érica (Cuphea hyssopifolia).
Além da distribuição das mudas de plantas medicinais, como cavalinha (Equisetum arvense), saião (Kalanchoe pinnata) e jambu (Acmella oleracea).
Durante a ação, moradores expressaram gratidão pela iniciativa do Governo do Estado, com foco no estímulo à arborização urbana. A dona de casa, Fátima Melo, foi uma das beneficiadas pela ação.
“O Governo Presente é uma excelente oportunidade para nós, moradores aqui da zona leste. É um ótimo trabalho que o governador está fazendo. E eu vim pegar minha plantinha porque amo muito plantas. Não perdi a oportunidade e estou muito feliz. O governador é nota dez!”, disse a moradora.
Outro participante, o pintor de obras Fabiano Moraes, destacou o incentivo ao cultivo doméstico, cultivado em sua residência pela sua esposa. “Eu quero dizer muito obrigado ao pessoal do Ipaam. Obrigado por essas árvores aqui, de cultivo, para plantas medicinais. Estou levando agora, neste momento, para minha esposa, que cultiva, planta e cuida. Muito obrigado a todos vocês”, afirmou Moraes.
A atividade foi coordenada pela Gerência de Educação Ambiental (GEAM) do Ipaam, responsável por promover ações de sensibilização e conscientização voltadas ao meio ambiente em eventos do Governo Presente e em instituições de ensino, fortalecendo a cultura de sustentabilidade entre os cidadãos.
Canal de contato
O Ipaam mantém um canal exclusivo para o recebimento de denúncias de crimes ambientais, por meio do WhatsApp (92) 98557-9454, vinculado à Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa). As operações de combate ao desmatamento e demais ilícitos ambientais seguem intensificadas, com foco na proteção da fauna, da flora e dos recursos naturais do Amazonas.
FOTO: Divulgação/Ipaam








