O Workshop Urbanos da Amazônia realizou, nesta terça-feira (25/11), uma roda de conversa com o tema “Educação Ambiental e Arte Sustentável”, reunindo alunos da Escola Estadual Nathalia Uchoa, no bairro Japiim, para uma tarde dedicada à reflexão, diálogo e fortalecimento das expressões da cultura urbana conectadas à pauta socioambiental.
A atividade integrou a programação do projeto, realizado pela Associação Intercultural de Hip-Hop Urbanos da Amazônia (AIHHUAM), com patrocínio da Lei Rouanet, Nubank e WEG, e apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.
A roda de conversa foi mediada pela gestora e articuladora cultural Sarah Campelo, criadora do projeto Arte no Busão e co-fundadora do coletivo Arte Ocupa. Também participaram como convidados o ativista ambiental e produtor cultural Kennedy Oliveira, gestor do coletivo Casa Verde e coordenador do ciclo favela e da rede Perifa Connection; e a educadora e articuladora cultural Sued Felix, co-idealizadora do coletivo Jikitaia.
Durante o encontro, os jovens refletiram sobre identidade, território, preservação ambiental e os caminhos possíveis para transformar suas realidades por meio da arte e da consciência socioambiental.
“A cada roda de conversa, percebemos como a juventude da periferia está pronta para transformar sua própria realidade quando encontra espaço, escuta e referência. Este workshop nasce para ampliar essas vozes e conectar educação ambiental, arte e pertencimento. Para nós, da AIHHUAM, é uma honra realizar este projeto com parceiros que acreditam no impacto da cultura urbana como caminho de futuro”, disse a vice-presidente da AIHHUAM, Mel Angeoles.
Sobre o Workshops Urbanos da Amazônia
O projeto é realizado pela AIHHUAM, com patrocínio da Lei Rouanet, Nubank e WEG, e apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. A iniciativa promove formação, cultura urbana e impacto socioambiental em escolas, comunidades e territórios periféricos de Manaus, aproximando jovens de experiências educativas, artísticas e ambientais transformadoras.
Sobre a AIHHUAM
A Associação Intercultural de Hip-Hop Urbanos da Amazônia é uma organização sem fins lucrativos que, há mais de uma década, fortalece a cultura urbana em Manaus por meio de ações que integram arte, empreendedorismo cultural e formação de jovens. Seu trabalho é voltado para a inclusão produtiva, a economia criativa, os negócios de impacto social e a valorização das expressões da cultura urbana, com foco no protagonismo das periferias.
FOTO: Matheus Crazy








