O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) fez uma mudança administrativa na gestão e seis pastas terão novos gestores, entre elas a Secretaria de Mineração e Gás – a pasta foi criada em abril, mas não houve nomeação do titular; Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) Agência de Desenvolvimento do Amazonas; Secretaria de Produção Rural (Sepror) Instituto de Desenvolvimento do Amazonas (Idam) e na Empresa de Turismo (Amazonastur).
Wilson Lima também anunciou corte de gastos nas pastas governamentais como uma forma de manter o equilíbrio fiscal da gestão e foi anunciada em coletiva de imprensa pelo governador na manhã desta quarta-feira.
Um decreto será assinado por Wilson para reduzir os gastos nas secretárias, mas serão mantidos as prioridades na educação, na segurança, saúde, infraestrutura e na assistência social.
Wilson Lima também falou sobre a convocação dos agentes de segurança aprovados em concurso para o segundo semestre deste ano.
Contratos permanentes, de locação, locomoção, telecomunicação, pagamentos de diárias e horas extras vão sofrer uma redução de 25% nas pastas.
Serafim Corrêa no governo
O governador justificou os motivos pelos quais trouxe Serafim Corrêa para esse segundo mandato e que a experiência do político vai somar e muito ao Governo do Estado.
“O primeiro critério levado em consideração é a qualificação dele e a experiência que ele tem.
Qual o governador que no seu quadro de secretários, alguém que já foi prefeito, por exemplo, da cidade de Manuas, então é uma honra para a gente ter o Serafim Corrêa aqui, um quadro muito qualificado, alguém que naturalmente saiu do parlamento e alguém que tem esse trânsito político, inclusive para facilitar esse diálogo com o parlamento, tem a questão política, o serafim é uma liderança política, mas esse não foi o critério principal e claro, não tem como em algum momento a gente não discutir isso, mas isso é para outro momento”, justificou Wilson Lima.
Wilson Lima deixou para depois o anúncio da possível mudança na Segurança Pública do Estado.
Veja a lista de secretarias e dos novos gestores:
Secretaria de Mineração e Gás – Ronei Peixoto;
Sedecti – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação – Serafim Correa;
Adesam – Agência de Desenvolvimento do Amazonas – Bruno Pena Serra;
Sepror – Secretaria de Produção Rural – assume Daniel Pinto Borges;
Idam – Instituto de Desenvolvimento do Amazonas – Vanderley Alvino;
Amazonastur – Ian Ribeiro.