Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem em novos locais

As demais estruturas do serviço, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), seguem funcionando em seus endereços atuais, nas zonas Oeste, Sul e rural, com a oferta de serviços e procedimentos da Atenção Primária à Saúde (APS) para a população feminina.

0
48

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus, vão atender as moradoras das zonas Norte e Leste em novos locais, a partir desta segunda-feira, 12/1. As demais estruturas do serviço, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), seguem funcionando em seus endereços atuais, nas zonas Oeste, Sul e rural, com a oferta de serviços e procedimentos da Atenção Primária à Saúde (APS) para a população feminina.

Na zona Norte, as usuárias do serviço móvel passam a ser atendidas no bairro Cidade Nova 2, com base na rua Itaitê, antiga rua 16, s/nº, no conjunto Boas Novas, próximo ao chapéu de Zinco, a partir desta segunda-feira, 12/1. A estrutura móvel seguirá em funcionamento no local até o dia 23/1.

A unidade itinerante que atende a zona Leste vai ofertar atendimento, a partir desta segunda-feira, 12/1, na rua Rio Ajarini, anteriormente rua Marcelo Santos, nº 162, no bairro Armando Mendes, permanecendo no endereço também até o próximo dia 23/1.

O serviço móvel da Semsa segue em funcionamento no mesmo local, na zona Oeste, com base na rua Adelino Fontoura, s/nº, próximo à estação de ônibus, no bairro Compensa, até a sexta-feira, 16/1.

Na zona Sul, os atendimentos continuam a ser ofertados na rua General Glicério, s/nº, em frente à USF S-32, no bairro Cachoeirinha, até o dia 23/1.

Na zona rural, as usuárias podem buscar a estrutura do serviço móvel na área da casa da criança Felipe Nery, localizada no ramal Cláudio Mesquita, no quilômetro 15 da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista), até a sexta-feira, 16/1.

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher integram as estratégias da Semsa para ampliar o acesso da população feminina à assistência básica e fortalecer a cobertura da saúde. Elas ofertam serviços diversos da Atenção Primária, com ênfase na atenção pré-natal e na prevenção e diagnóstico do câncer de mama e do câncer do colo do útero.

O serviço atua nas cinco zonas distritais de saúde do município, Norte, Leste, Sul, Oeste e rural, contando com cinco estruturas móveis que circulam principalmente em comunidades e áreas de vazio assistencial, permanecendo em torno de 15 dias em cada localidade.

As usuárias das unidades devem apresentar documento de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) para receber atendimento, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, inclusive pontos facultativos da administração municipal, das 7h às 17h.

O serviço móvel, voltado exclusivamente ao público feminino, dispõe de consultas médicas e de enfermagem, consulta inicial do pré-natal, mamografia, ultrassonografia, planejamento familiar, coleta e exame preventivo, vacinação do calendário básico, testes rápidos para detecção de gravidez e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e dispensação de medicamentos.

Confira os locais de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher

Zona Norte

Rua Itaitê (antiga rua 16), s/nº, conjunto Boas Novas, próximo ao chapéu de Zinco – Cidade Nova 2

De 12 a 23/1

Zona Leste

Rua Rio Ajarini (antiga rua Marcelo Santos), nº 162 – Armando Mendes

De 12 a 23/1

Zona Oeste

Rua Adelino Fontoura, s/nº, próximo à estação de ônibus – Compensa

De 5 a 16/1

Zona Sul

Rua General Glicério, s/nº, em frente à USF S-32 – Cachoeirinha

De 5 a 23/1

Zona rural

Casa da criança Felipe Nery, ao lado da pousada Tucano, ramal Cláudio Mesquita, rodovia BR-174, quilômetro 15

De 30/12 a 16/1

Foto: Reprodução

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome