A zona oeste de Manaus registrou, entre janeiro e setembro deste ano, reduções nos indicadores criminais que mais impactam a sociedade, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) por meio do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp). Comparando com o mesmo período do ano passado, houve queda de homicídios, roubos de veículos, roubos a pedestres e roubos a coletivos.
O tenente-coronel Harison Silva, comandante do Batalhão Oeste da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), destacou que, apesar dos grandes desafios, o trabalho contínuo dos policiais tem permitido reduzir os índices criminais nos 17 bairros da zona oeste.
“Por cobrir uma área extensa da cidade de Manaus, esta é uma região onde os desafios são enormes, mas graças ao trabalho incessante dos policiais, conseguimos pelo segundo ano consecutivo, reduzir os índices criminais mensuráveis”, explica o tenente-coronel.
Integração
Para o delegado Ivo Martins, titular do 5° Distrito Integrado de Polícia (DIP), o trabalho em conjunto entre as forças de segurança contribui para a solução das ocorrências na região.
“O que nós temos feito é um trabalho integrado entre as delegacias da zona oeste, juntamente com a Polícia Militar, desenvolvendo esforços em conjunto como forma de atender e, sobretudo, resolver as ocorrências. Tanto no que se refere ao policiamento ostensivo, quanto à repressão após o crime acontecer”, pontuou o delegado.
A autoridade policial também destacou a importância das diretrizes recebidas da Delegacia Geral de Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e da SSP-AM no combate à criminalidade.
“É importante registrar as diretrizes que temos recebido da Delegacia Geral e da SSP-AM, relacionadas à segurança pública. Dessa forma, o resultado é a diminuição dos índices de violência em vários aspectos, como homicídios, roubos e outros crimes patrimoniais que acontecem nas proximidades da zona oeste”, disse o delegado.
Indicadores Criminais
Conforme os dados, a zona oeste indicou um declínio de 13% nos homicídios registrados; 11% no roubo a pedestres; 14% no roubo de veículos e 30% no roubo a transportes coletivos.
Denúncias
A PMAM orienta a população a denunciar atividades criminosas pelos números emergenciais 190 e também pelo Disk-Denúncia 181 da SSP-AM. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.
A PC-AM solicita a quem tiver informações ou paradeiro de algum investigado ou suspeito, deve entrar em contato com o número (92) 99962-2478, o disque-denúncia do 5º DIP.
FOTO: Victor Levy/SSP-AM