Sejusc leva ações a pacientes em tratamento de dependência química 

Serviços de emissão de documentos, empregabilidade, esporte e lazer foram oferecidos

0
12

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) promoveu ações de cidadania e bem-estar para os pacientes do Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz (CRDQ), localizado no quilômetro 53 da AM-010, na Região Metropolitana de Manaus. A iniciativa foi realizada nesta terça-feira (22/07).

De acordo com a secretária executiva adjunta de Direitos Humanos (SEDH), Débora Érica, a Sejusc organizou a ação para ampliar o direito à cidadania dos assistidos. “Essas ações da Sejusc trazem dignidade para essa população, que muitas vezes não têm acesso enquanto está internada”, pontua.

As ações foram coordenadas pela Gerência de Políticas sobre Álcool e Outras Drogas (GPAD), vinculada à SEDH da Sejusc, com apoio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp).

Flávia Ribeiro, gerente de Políticas sobre Álcool e Outras Drogas, ressalta que a Sejusc busca dar assistência integral e possibilitar que as pacientes tenham oportunidades ao deixarem o tratamento. “Trouxemos ações que possibilitam a empregabilidade, atividades de esporte e lazer, além de serviços para a emissão de 2ª via da certidão de nascimento e inserção no programa Idoso Empreendedor”, explica.

Wendel Ramos, 35 anos, motorista de aplicativo e paciente do CRDQ, aproveitou a ação para regularizar o CPF e obter a declaração de hipossuficiência para atualizar a certidão de nascimento. 

“Eu vejo que esse atendimento vai ajudar bastante, como, por exemplo, arrumar um emprego, tirar as dúvidas que eu tinha sobre CPF e a certidão, que é antiga. Espero sair daqui com uma vida melhor e agradeço o apoio”, observou o beneficiado.

Sobre o CRDQ

A unidade é gerida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e é a primeira da rede estadual a oferecer tratamento de reabilitação para dependentes químicos, tanto para álcool quanto para outras drogas, na modalidade de internação.

Atualmente, o centro conta com 69 pacientes internados para tratamento. A rotina inclui atividades em grupo, alimentação e administração de medicações, se necessário, sempre para reintegrá-los à sociedade. O centro oferece um plano terapêutico em diversas etapas, com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais, médicos clínicos e psiquiatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

A Sejusc auxilia na internação, por meio da SEDH, situada no PAC Parque Dez, na zona centro-sul de Manaus. A internação é voluntária, realizada via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), mas o CRDQ também recebe pacientes adultos encaminhados pelo Poder Judiciário. Esses casos são avaliados conforme critérios específicos e precedidos por laudo médico circunstanciado.

As internações involuntárias podem ser solicitadas pelos responsáveis legais ou, na total ausência destes, pela equipe interdisciplinar que acompanha o paciente. Já as internações de crianças e/ou adolescentes ocorrem exclusivamente por determinação judicial.

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome