O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), promoveu, nesta sexta-feira (29/11), uma Ação de Valorização da Saúde do Homem, na Vila Olímpica de Manaus, em apoio ao Novembro Azul.
Em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), foram prestados de forma gratuita 642 atendimentos voltados aos servidores da Sedel e frequentadores da Vila.
“Estamos finalizando o Novembro Azul, fortalecendo essa campanha para que os homens possam cuidar mais da saúde, façam os exames necessários, mas principalmente, pratiquem atividade física. Porque a atividade física bloqueia todas as comorbidades, seja psicológica ou física”, destacou o secretário da Sedel, Jorge Oliveira.
O evento iniciou com um aulão de alongamento realizado pelo programa RespirAR, além de funcional e aulas de ritmos que animaram a turma presente. A Ação de Valorização da Saúde do Homem também contou com uma palestra sobre a prevenção do Câncer de Próstata, além dos serviços de aferição de pressão, atendimento médico, teste rápido, barbeiro, design de sobrancelha, ventosa, esmaltação, massoterapia e liberação miofascial, atendendo 155 pessoas.
“Fazia mais de um ano que eu não realizava o exame de vista e aproveitei essa oportunidade de vir aqui na Vila Olímpica. Quero agradecer ao Governo do Estado do Amazonas pelo excelente trabalho e por essa iniciativa”, disse Francirley Barros de Oliveira, frequentador da Vila Olímpica.
O evento que contou com apoio de outras secretarias promoveu diversos atendimentos aos participantes. “Efetuamos atendimentos médicos, fizemos também testes de glicemia e aferição de P.A. Ao todo nós efetuamos 46 atendimentos, dos próprios funcionários aqui da Sedel, como também os frequentadores daqui da Vila Olímpica”, comentou Paulo Viana, gerente de Programas Comunitários da SES-AM.
Os colaboradores da Sedel também participaram da ação.“É importante ter esse tipo de ação para os funcionários, porque melhora o nosso trabalho e o desempenho dos alunos”, comentou Jailson Chaves, professor do Pelci.
FOTO: Julcemar Alves/Sedel