A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), em parceria com o governo estadual e com o aporte de emenda federal, já investiu mais de R$ 7,6 milhões na reforma e construção de 13 feiras e mercados em diversas zonas da cidade, beneficiando 502 trabalhadores desses espaços.
A revitalização de feiras e mercados foi iniciada pela Semacc em 2022, com meta de realizar 36 obras, com investimento total de R$ 40,3 milhões, para resgatar a cultura de feiras e mercados na cidade, pois as estruturas estavam há décadas abandonadas. A expectativa é de que 5,5 mil trabalhadores que atuam de forma direta e indiretamente nesses espaços sejam beneficiados com as melhorias estruturais.
“Eu fui criado dentro de feiras e mercados em Manaus. Meu pai trabalhava em feiras. Eu não podia, ao assumir a prefeitura, deixar essas estruturas na situação que estavam, há décadas abandonadas. Por isso, estamos realizando essas reformas, para dar dignidade aos feirantes e resgatar a cultura do manauara de fazer suas compras em feiras e mercados nos bairros”, destaca o prefeito David Almeida.
No ano de lançamento do projeto foram entregues as feiras do Parque 10, Quarentão, no bairro Compensa, e o mercado municipal Dr. Jorge de Moraes, no Educandos. Em 2023, foram entregues o mercado municipal Carneiro da Mota, no Morro da Liberdade, as feiras do São Francisco e Polivalente, no bairro Japiim, e do Porto Ceasa, bairro Vila Buriti, todas na zona Sul. Também houve entrega das feiras do bairro da Paz, da Glória, e da feira municipal da Fé, no bairro Colônia Antônio Aleixo, sendo a primeira construída do zero pela atual gestão do município.
Neste ano, o prefeito David Almeida já inaugurou as feiras do Alvorada I (Ceasa) e do Jardim dos Barés, no bairro São Jorge, e mais entregas estão previstas para os próximos meses.
As obras nas demais 23 feiras e mercados estão em andamento ou em tratativas finais do processo de licitação.
Foto – Arquivo / Semcom