O projeto “Um Palco em Minha Quebrada” oferta 20 vagas gratuitas para oficinas de iniciação teatral destinada a adolescentes e jovens, na Zona Leste de Manaus.
As aulas serão realizadas na Casa de Artes Plano Perfeito, situada na rua Maringá, n. 307, bairro Grande Vitória, aos sábados, das 9h às 11h.
Segundo a coordenadora do projeto, a produtora cultural Márcia Vargas, a atividade surge para oportunizar o acesso à cultura na periferia.
“O coletivo percebeu que existe uma grande necessidade de adolescentes estarem inseridos no cenário artístico através da formação artística, dando oportunidades e possibilidades dos mesmos se tornarem protagonistas em sua comunidade, fazendo de cada um verdadeiro palco do fazer artístico”, ressaltou Márcia.
Contemplado no edital macro n. 002/2024 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), o projeto é direcionado a adolescentes e jovens de 12 a 17 anos.
Inscrições
Asinscrições para as oficinas começam na próxima terça-feira (11) e seguem até sexta (14), das 9h às 11h, de forma presencial, na Casa de Artes Plano Perfeito.
Para efetuar a inscrição é necessário apresentar a cópia e original dos seguintes documentos: RG e CPF do aluno e do responsável, declaração de residência, declaração escolar, e uma foto 3×4.
Para a coordenadora, além da iniciação artística, as oficinas também devem afetar outras camadas mais sensíveis no contexto social.
“Acreditamos que através dessas ações nós cultivaremos o protagonismo juvenil e a diminuição do risco de eles irem de encontro com a criminalidade, promovendo inclusão social, fortalecendo a autoestima e o senso de pertencimento também desses adolescentes”, finalizou.
Coletivo Plano Perfeito
O Coletivo de Artistas Plano Perfeito existe desde 2018 e usa arte e cultura na promoção da valorização da vida em escolas, abrigos e comunidades ribeirinhas. Com as ações culturais, o coletivo já impactou mais de 40 mil pessoas. O número de contato do coletivo é (92) 98152-3347 e o Instagram @projetoplanoperfeito.
Foto: Divulgação