Professores da rede municipal de ensino de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), receberam, na manhã desta quinta-feira, 7/11, diploma de honra ao mérito em homenagem ao Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro. A cerimônia ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), no bairro Santo Antônio, zona Oeste da cidade.
Ao todo, mais de 200 educadores foram homenageados. O subsecretário de Gestão Educacional, Junior Mar, destacou a importância do reconhecimento aos profissionais, cujos esforços nos diferentes níveis de ensino têm gerado resultados positivos como o avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“Nada mais justo do que reconhecer o trabalho dos nossos educadores, que se dedicam à cada dia para oferecer uma educação de qualidade. Isso tem se refletido nos bons resultados, como a melhoria do nosso desempenho no Ideb. Passamos do 13º para o 5º lugar, e esse momento de celebração na CMM é uma prova do quanto a educação tem sido valorizada em nossa cidade”, disse Junior Mar.
O autor da propositura, vereador Fransuá, educador universitário da rede pública e privada, ressaltou que o momento foi dedicado ao reconhecimento do trabalho dos profissionais responsáveis pela formação integral dos cidadãos. Além dele, os vereadores Professor Samuel e Jander Lobato também prestaram suas homenagens aos profissionais da educação.
“O professor é o formador de todas as profissões. Se hoje temos médicos, engenheiros, administradores e psicólogos, é devido aos professores que os acompanharam ao longo da carreira. Esse é um ato simbólico, mas importante, para mostrar à sociedade o quanto os professores são fundamentais para todos nós”, afirmou Fransuá.
Emocionada com a homenagem, a professora Mariana Campos, da escola municipal Santa Rosa 2, localizada no Tarumã Açu, zona rural rodoviária, expressou sua alegria pelo reconhecimento.
“Essa é uma justa homenagem, e enquanto educadora, fico muito feliz e lisonjeada por esse reconhecimento. É um orgulho ver o nosso trabalho em sala de aula sendo reconhecido. Esse reconhecimento é essencial, pois demonstra que nosso esforço tem surtido efeito, e a sociedade e a CMM reconhecem o impacto do nosso trabalho”, destacou.
Foto – Mário Oliveira/ Semed