A Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), expediu de janeiro a julho deste ano, 1.243 certidões de endereço e no último mês registrou uma alta de 41,48% em relação ao mesmo período do ano passado: em julho agora foram 191 documentos contra 135 de 2021.
A certidão é usada para quem precisa comprovar o endereço oficial, seja de pessoas físicas ou de pessoas jurídicas. A primeira via da certidão é gratuita.
O documento oficializa o endereço do imóvel no espaço geográfico do município de Manaus, fazendo a atualização conforme a lei vigente.
Quem precisa da comprovação deve consultar no site implurb.manaus.am.gov.br, na seção “Lista de Documentos”, o que precisa apresentar para fazer o pedido.
Com o requerimento padrão preenchido e com os documentos exigidos, todos digitalizados, o solicitante deve enviar o pedido para o atendimento para o endereço re*************@ou****.com.
Documentação
Para solicitar o documento, é preciso apresentar requerimento padrão específico da Certidão de Endereço; documentos que identifiquem a matrícula do IPTU; contrato de compra e venda ou outro documento que comprove a posse do imóvel; comprovante de residência; croqui de localização (pode ser feito à mão); contrato de locação, quando for imóvel alugado; contrato social, quando se tratar de empresa. Os documentos devem ser apresentados originais digitalizados.
“Caso o requerente tenha dúvidas quanto à formalização do processo, pode entrar em contato direto com a Gerência de Mobilidade Urbana (GMU) pelo e-mail ge**********@gm***.com ou ligando para o 3625-6582, de 8h às 16h, exceto feriados e pontos facultativos”, informa a gerente do GMU, arquiteta Carolina Azevedo.
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Texto – Claudia do Valle / Implurb
Fotos – Divulgação / Arquivo Implurb