Para socializar as práticas pedagógicas desenvolvidas com o uso de tecnologias digitais, ciência e inovações, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 12/11, a abertura da 6ª Exposição de Ciências, Robótica, Educação Ambiental, Tecnologia e Inovação (Expocreati), além da inauguração do Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias (Efex) Maria Helena Amazonas de Menezes. O evento acontece até quinta-feira, 14, das 8h às 14h, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da capital.

A Expocreati reúne diversas ações e atividades, como a 12ª Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental, o 9º Concurso de Letramento em Programação e Robótica (Procurumim), o 6º Colóquio da Cultura Digital na Educação Infantil e na Alfabetização, e o Workshop das Práticas Formativas dos Coordenadores e CTEs (Coordenadores Técnicos Educacionais) da Semed.

O subsecretário de Gestão Educacional, Júnior Mar, falou sobre a importância do evento para a rede municipal. “Esse tipo de evento eleva cada vez mais a educação municipal. É dessa forma que colocamos Manaus como a 5ª cidade do Brasil com a melhor educação básica. A tecnologia faz parte da vida das nossas crianças e adolescentes, por isso investimos cada vez mais em equipamentos, formações para os professores e espaços tecnológicos”, comentou o subsecretário.

Apresentação

Cerca de 232 unidades de ensino estarão participando com projetos inovadores, voltados à sustentabilidade e ao desenvolvimento do letramento científico-tecnológico. O objetivo é incentivar o envolvimento de professores, alunos e a comunidade manauara com a ciência e a tecnologia, que estarão expostos nas salas de formação e no hall de entrada da DDPM.

Um desses projetos é o do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Adelaide Bessa Wanderley, que apresentou “Brincando com as vogais”, que foi explicado de forma didática pelo pequeno Benjamin Xavier, de 5 anos, do 2º período. “Nós temos cinco vogais que são muito importantes e, sem elas, não existem palavras. Por exemplo, avião começa com a letra A”, disse Benjamim.

Inauguração

O Efex Maria Helena Amazonas de Menezes é um conceito de ambiente de aprendizagem focado na formação de docentes para o uso de tecnologias em suas práticas pedagógicas e no desenvolvimento profissional.

Para a professora Mara Sarmento, da Escola Municipal Carmem Guimarães Haggem, localizada na Colônia Terra Nova, zona Norte, o espaço vai tornar as aulas ainda mais atrativas. “Esse espaço vai ajudar a tornar as aulas mais dinâmicas, abrir o nosso horizonte para que possamos tornar nossas aulas muito mais prazerosas para os nossos alunos”, afirmou a educadora.

A organização do espaço compreende quatro zonas de experimentação e aprendizagem: espaço maker, área de administração,  zona multifuncional e estúdio. As zonas foram projetadas para garantir flexibilidade e facilidade de adaptação do layout a diferentes modelos pedagógicos, e conforme a necessidade, o espaço pode ser reorganizado de diversas formas. 

“Esse é um espaço inovador e dinâmico, onde o professor poderá lidar com recursos que antes não tinha, trabalhando com a cultura maker, elaborando projetos e desenvolvendo-os na escola com a participação dos alunos, para, posteriormente, apresentá-los aqui no Efex”, explicou o gerente de Tecnologia Educacional, Austônio Santos.

Foto – Clóvis Miranda / Semcom e Eliton Santos / Semed

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome