Prefeitura realiza 6º simulado Pró-Saeb com mais de 35 mil estudantes

A ação faz parte do programa “Educa+ Manaus”, criado em 2023 e expandido neste ano.

0
10

Com a participação de mais de 35 mil estudantes do 5º e 9º anos, de 360 escolas, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 22/7, a 6ª edição do Simulado Pró-Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). A ação faz parte do programa “Educa+ Manaus”, criado em 2023 e expandido neste ano.

Os estudantes da rede municipal vêm se preparando para o Saeb desde fevereiro, início do ano letivo, por meio das ações do “Educa+”. Além do simulado, os professores dos 5º e 9º anos têm participado de formações; as famílias têm se envolvido no processo de ensino com o programa “Acompanhamento Familiar”; as aulas são unificadas por meio da Sequência Didática; e os alunos recebem reforço escolar com o 6º Tempo. 

Os resultados desse esforço já são visíveis na educação municipal, como destaca o secretário municipal de Educação, Júnior Mar. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado em 2024, apontou Manaus como a capital que mais evoluiu no país, além de alcançar a 5ª melhor nota nos Anos Finais e a 6ª nos Anos Iniciais. 

“Esse é o programa ‘Educa+ Manaus’, lançado na gestão do prefeito David Almeida. Estamos nos preparando, os estudantes estão sendo moldados, equipe robusta de professores, tudo para obtermos muito sucesso na prova do Saeb. Manaus foi a capital que mais cresceu no último Ideb e estamos com o pé no acelerador, contando com a união de toda a rede de educação”, afirmou o secretário.

A professora Adriana da Costa Macedo, do 5º ano da escola municipal Gelcy Sena Abrantes, destaca que, apesar das dificuldades, os alunos têm se dedicado bastante por meio de atividades em sala, simulados, gincanas e uso de apostilas complementares. 

“O aluno já mudou. A escola lança desafios, e esses desafios vêm para animar. É gratificante ver a evolução dos alunos. Nossa turma teve, num primeiro momento, dificuldades, mas, com o passar do tempo, vem crescendo. Isso é importante, porque os alunos se motivam ao ver a turma se desenvolver”, acrescenta. 

A aluna do 9º ano, Eloise Azevedo, da escola municipal Antonina Borges, contou que sente que o simulado é importante, porque prepara os estudantes para diversas provas que surgem a partir dessa fase do ensino. 

“O simulado ajuda a gente nas provas que vêm depois do 9º ano. Para ele, a gente participou do 6º Tempo, de segunda a sexta-feira, e os simulados da própria escola também ajudam muito na preparação”, finaliza Eloise. 

Foto – Eliton Santos/Semed

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome