Prefeitura exalta o papel dos ouvidores das pastas municipais pelo trabalho junto à população

O ouvidor-geral da prefeitura, Wallace Oliveira, destacou o trabalho desenvolvido pela ouvidoria municipal, consolidado como o canal para atender ao cidadão e buscar a resolução para suas demandas

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Neste domingo, 16/3, é celebrado o “Dia Nacional do Ouvidor”. A Ouvidoria-Geral da Prefeitura de Manaus trabalha diariamente para intermediar as demandas da população, acolhendo diversos casos e acompanhando seus processos de resolutividade, cumprindo com a missão de ser o elo de comunicação do contribuinte e a administração pública municipal.

O ouvidor-geral da prefeitura, Wallace Oliveira, destacou o trabalho desenvolvido pela ouvidoria municipal, consolidado como o canal para atender ao cidadão e buscar a resolução para suas demandas.

“A Ouvidoria-Geral tem um papel preponderante dentro desse processo de efetivamente escutar os anseios da população, que busca o canal pleno para expor as suas necessidades, desejos, anseios perante o poder público. Hoje, estamos firmados dentro desse processo, trabalhando de forma incessante para acolher essas demandas, intermediá-las e buscar a efetiva resolução para elas, como determina o prefeito David Almeida”, pontuou o ouvidor-geral.

A Prefeitura de Manaus possui um modelo de ouvidoria que visa otimizar a procura do cidadão para acompanhar e resolver suas demandas. Dados do painel “Resolveu?”, disponibilizado pela Controladoria-Geral da União, apontam que a Prefeitura de Manaus, por meio do Sistema Municipal de Ouvidorias (Sismouv), já acolheu mais de 850 manifestações do início de 2025 até hoje, com um índice de 97% para as respostas ao cidadão.

O titular da Ouvidoria destacou o Sismouv como um modelo de ouvidoria que favorece o contato da população com a prefeitura e exaltou o trabalho de todos os ouvidores setoriais e seccionais da prefeitura no acolhimento das necessidades da população.

“Cada ouvidor trabalha de uma forma incessante, acolhendo as manifestações do contribuinte e acompanhando a resolutividade delas. Portanto, o Sistema Municipal de Ouvidorias é peça-chave dentro desse processo, assim como os ouvidores das pastas municipais são fundamentais. A cada um deles, toda a minha gratidão, todo o meu reconhecimento pelo trabalho que realizam, assim como nossos monitores internos da Ouvidoria-Geral que é o órgão central do sistema”, afirmou Oliveira.

O ouvidor titular seccional do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Arnoudo Andrade, ratificou a função de intermediar as demandas da população, destacando o papel das ouvidorias de contribuir positivamente com a sociedade.

“A ouvidoria do IMMU, assim como as outras ouvidorias, tem um papel fundamental na construção de uma cidade mais justa e acessível para todos, e, no nosso caso, contribuir no trânsito e transporte, que impactam diretamente no cotidiano da população. Nosso trabalho não é apenas ouvir, mas acompanhar a solução das demandas, garantindo que elas sejam as mais concretas e efetivas possíveis, pois entendemos que a ouvidoria é uma ferramenta fundamental para promover a transparência e fortalecer a confiança da população junto aos órgãos públicos”, afirmou Andrade.

Foto – Oliveira Junior / CGM/OGM

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