Mais uma rede de drenagem profunda está em recuperação pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), nesta sexta-feira, 16/12, na rua Hugo de Abreu, bairro Lírio do Vale 1, zona Oeste. A tubulação muito antiga rompeu, provocando uma erosão e o afundamento parcial do passeio público.
A equipe de obras do distrito responsável agiu de imediato, avaliando a situação e iniciando o trabalho de forma rápida, para evitar ainda mais transtornos aos motoristas e pedestres e para garantir a segurança dos moradores da casa da frente da ocorrência. Aproximadamente dez servidores atuam, manualmente, para não comprometer a estrutura das residências próximas.
De acordo com a engenheira responsável pela obra, Socorro Diniz, a rede muito antiga cedeu com a última chuva em Manaus, mais o acúmulo de lixo doméstico e o desgaste natural. Devido ao equipamento não ter estrutura em ferro, fez com que o terreno não resistisse às chuvas, rompendo a drenagem.
“Atuamos de maneira imediata, como determinam o prefeito David Almeida e o secretário de Obras, Renato Júnior, que é de minimizar o sofrimento das pessoas, solucionando os problemas no menor tempo possível”, explicou a engenheira.
Os tubos danificados são substituídos por peças mais modernas e resistentes. Ao final da recuperação da rede de drenagem, as equipes da Seminf realizarão o serviço de drenagem superficial, com recuperação do passeio público, meio-fio e sarjeta, além da recuperação asfáltica do trecho atingido.
Os 17 distritos de obras estão diariamente nas ruas, realizando ações emergenciais e obras programadas de recuperação asfáltica, implantação e recuperação de drenagem profunda e superficial, além de limpeza e desobstrução de caixas coletoras.
Texto – Valesca Martins/Seminf
Fotos – Divulgação/ Seminf