Prevenir acidentes e fiscalizar condições físicas dos veículos pesados foram alguns dos objetivos da operação ‘Carga Pesada’ promovida, nesta quarta-feira, 8/1, pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), na avenida Governador José Lindoso, conhecida como avenida da Torres, na zona Norte de Manaus.
A ação contou com apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e abordou veículos pesados para fiscalizar ainda a documentação dos caminhões abordados. Com o objetivo de garantir a segurança viária e o cumprimento das normas de trânsito, a ação abordou 87 veículos, no total, 18 foram autuados e quatro foram removidos ao parqueamento, pois não apresentavam condições que colocavam em risco a segurança dos motoristas e pedestres.
O vice-presidente de Trânsito do IMMU, Leda Júnior, destacou a importância da fiscalização.
“Um dos problemas encontrados são cargas mal acondicionadas que também geram transtornos. As condições físicas destes veículos também são um problema e, por isto, a fiscalização visa evitar veículos pesados em pano em mecânica na cidade de Manaus, sobretudo nos horários de pico. Também estamos estudando a viabilidade, juntamente com nosso corpo técnico, de termos um horário especial para o tráfego desses veículos, assim evitando tanto os sinistros, quanto também os transtornos causados pelas panes em mecânica”, destacou o vice-presidente.
Leda Júnior afirmou ainda que o aumento da fiscalização promovida pelo Instituto. “Temos reforçado cada vez mais a fiscalização e isso tem feito com que os veículos andem de forma regular. O principal objetivo é salvar vidas. Quando tiramos veículos em mau estado de conservação, além de salvarmos vidas, também estamos trazendo fluidez para a mobilidade urbana. E é esse o objetivo principal deste circuito”, frisou.
Foto – Valdo Leão / Semcom e Giancarlo Silva / Semcom