Prefeitura de Manaus realiza Jornada Pedagógica para coordenadores dos Centros de Tecnologias Educacionais (CTEs)

O objetivo da jornada é apresentar o Projeto Formativo STEAM e desenvolver de modo colaborativo habilidades e competências no uso pedagógico das tecnologias educacionais que possibilitem a criação de aulas mais dinâmicas e interativas

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Com o tema “Integração STEAM e compartilhamento de práticas exitosas”, coordenadores dos Centros de Tecnologias Educacionais (CTEs), da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram da Jornada Pedagógica 2025, nesta quarta-feira, 12/2, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. No total, participaram 120 coordenadores de unidades de ensino de todas as zonas geográficas da cidade, além dos coordenadores de tecnologias da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da secretaria, nos três turnos.

O objetivo da jornada é apresentar o Projeto Formativo STEAM e desenvolver de modo colaborativo habilidades e competências no uso pedagógico das tecnologias educacionais que possibilitem a criação de aulas mais dinâmicas e interativas.

Os CTEs atuam em 120 unidades educacionais na rede municipal, beneficiando aproximadamente 63 mil alunos, que vão da Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de atender mensalmente 2.100 professores nos três turnos nas escolas.

De acordo com o formador Jhonatan Xavier, serão oito encontros formativos, além da jornada. Todo esse processo qualifica os profissionais que atuam nas unidades de ensino municipal.

“A jornada é um evento importante para os coordenadores dos CTEs, que trabalham as metodologias ativas, aliás, há  três anos os coordenadores aplicam planos investigativos baseados na abordagem metodológica Steam. Os coordenadores fazem seus projetos, aplicam com os estudantes e tentam transformar isso em práticas pedagógicas, que alcançam melhorias na qualidade do ensino e aprendizagem dos estudantes. Essa abordagem proporciona aos estudantes a tecnologia de vários vieses, a partir de vários prismas na resolução de problemas, na integração com a abordagem mais moderna”, completou.

Aprendizado

Com aproximadamente 800 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e da EJA, a coordenadora do CTE na escola municipal Nestor José Sobreiro do Nascimento, no Parque São Pedro, bairro Tarumã, zona Oeste, Luana Monteiro, disse que a formação é essencial para as atividades em busca de uma educação de qualidade.

“Ajuda os coordenadores, nos dá as ferramentas principais que vão nortear todo o nosso trabalho pedagógico, junto às escolas, mas particularmente com os nossos alunos. É de fundamental importância, que a gente participe neste primeiro momento, junto com os nossos assessores, formadores, porque vamos saber passo a passo como todo o trabalho pedagógico vai acontecer a nível de Semed e como temos que realizar dentro da escola”, citou.

A escola municipal São José 1, na comunidade Nossa Senhora do Livramento, no Tarumã Mirim, zona ribeirinha, foi uma das unidades que participou da programação. Para o coordenador do CTE, João Biasi, que atende cerca de 90 alunos do 1º ao 9º ano, vai levar consigo mais conhecimentos para o trabalho pedagógico com os alunos.

“O que vou tirar são muitas coisas boas, muitas práticas para passar as nossas crianças, pois sabemos o quanto é importante a questão das mídias, das tecnologias. Nós também sabemos como é gratificante para nós, trabalharmos junto com a comunidade, trazendo essa tecnologia para os alunos que precisam muito. Junto ao nosso planejamento, com a abordagem Steam, serve como reforço também nas questões de ciências, matemática, arte, engenharia, entre outros, onde vamos fazer projetos voltados não só à ciência em si, mas também para o social”, disse. 

Foto – Mário Oliveira / Semed

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