Prefeitura de Manaus realiza formação continuada de servidores sobre Áreas Protegidas

Todos os envolvidos na gestão das 12 Áreas Protegidas públicas municipais devem participar da formação que deve ser continuada periodicamente

0
10

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), está realizando a formação continuada de servidores que atuam nas Unidades de Conservação do município. Na sexta-feira, 21/2, os funcionários do Parque Municipal do Mindu participaram do workshop “Boas Práticas na Gestão de Áreas Protegidas”, realizado pela analista ambiental da Semmasclima, Angeline Amorim. Todos os envolvidos na gestão das 12 Áreas Protegidas públicas municipais devem participar da formação que deve ser continuada periodicamente. 

Na formação, são abordados temas como as categorias de unidades de conservação e sua importância, UC municipais e serviços ecossistêmicos. O intuito é ratificar junto aos servidores, a importância de seu trabalho e o reconhecimento da sua atuação na conservação e manutenção de um meio ambiente equilibrado. Temáticas voltadas para os planos de manejo, plano de uso público e conselhos gestores também foram abordadas, promovendo estratégias de cuidado e gestão das unidades de conservação. A analista ambiental da Semmasclima, Angeline Amorim, que está realizando o treinamento junto aos servidores, destaca o empenho dos mesmos no entendimento da importância ambiental dessas áreas, dos serviços ecossistêmicos que elas prestam e do próprio papel deles de protagonistas na gestão. 

“É um orgulho chegar com as equipes que estão gerindo essas unidades, esses parques, porque a partir da participação deles é que a população pode se sentir segura e bem informada, valorizando essas áreas, que são patrimônio ambiental de Manaus”, afirmou Angeline. 

Além do Parque do Mindu, localizado no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, os servidores do Parque das Nascentes do Mindu, no bairro Cidade de Deus, zona Norte, já tiveram o treinamento que deve seguir para todos os envolvidos na gestão das áreas protegidas municipais, uma diretriz do departamento de Mudança Climática e Áreas Protegidas e do secretário da Semmasclima, Fransuá Matos.  

Áreas Protegidas Municipais

As Áreas Protegidas são criadas para garantir a sobrevivência de animais e plantas e também para proteger locais de grande beleza cênica. Elas contribuem para a regulação do clima, proteção e abastecimento de mananciais de água e para a qualidade de vida.

A Semmasclima tem responsabilidade sobre as áreas protegidas públicas municipais – sendo dois corredores ecológicos: do igarapé do Mindu e da Cachoeira Alta do Tarumã; duas Unidades de Proteção Integral: Parque Nascentes do Mindu e Parque do Mindu; seis Áreas de Proteção Ambiental (APA): Tarumã – Ponta Negra, Floresta Manaós, Adolpho Ducke, Parque Ponta Negra, Igarapé do Gigante, Parque Linear do Bindá e APA Suim de Manaus; além dos Parques Urbanos: Lagoa do Japiim, Bilhares e Sauim Castanheiras. 

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, localizada à margem esquerda do rio Negro, zona rural, também é uma unidade de conservação administrada pela gestão pública municipal.

Foto – Vitória Viegas / Semmasclima

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome