A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima (Semmasclima), realizou, nesta quinta-feira, 9/1, uma ação de fiscalização em ocupação irregular localizada no bairro Tarumã, zona Oeste da cidade. Na ocasião, foi identificado o desmatamento na Área de Proteção Ambiental (APA) Tarumã e em Área de Preservação Permanente (APP), além de 26 estruturas não consolidadas para moradia.
A diretora de Fiscalização da Semmasclima, Susy Pinheiro, afirma que foi feito o levantamento da situação e o georreferenciamento da área. “O Batalhão Ambiental conduziu alguns ocupantes à delegacia. Verificaremos a possibilidade de localizar o responsável pela área, para que este possa ser notificado e realize a desocupação e reparação do dano ambiental”, informou.
A ação foi coordenada pela Semmasclima, em parceria com o Grupo Integrado de Prevenção a Invasões em Áreas Públicas (Gipiap), Guarda Municipal, Batalhão Ambiental, Polícia Militar do Amazonas e Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf).
Supressão da vegetação e ocupações irregulares em Área de Preservação Permanente são crimes graves, previstos no Código Ambiental de Manaus, Lei nº 605/2001. O valor da infração pode ser de 501 a 100.000 UFMs (Valor de uma UFM: R$ 145,37).
Denúncias
Para denunciar desmatamento, queima de resíduos, ou qualquer crime ambiental, faça registros (vídeos e fotos); tenha o endereço, dia e local da ocorrência e envie para os contatos: (92) 98842-2161 e/ou e-mail: de**********@gm***.com. No portal da prefeitura também é possível realizar a denúncia, por meio do endereço: https://slim.manaus.am.gov.br/denuncia/cadastro.
Foto – Vitória Viegas / Semmasclima