A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, neste sábado, 22/2, a 4ª edição do mutirão “Cidadania em Foco”, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Doutor Fernando Trigueiro, localizado na avenida da Penetração 3, bairro Japiim 2, zona Sul. O evento atraiu 2.500 pessoas e registrou mais de 7.000 atendimentos.
A ação, que contou com a parceria de diversas secretarias municipais, ofereceu mais de 60 serviços gratuitos à comunidade, aproximando atendimentos essenciais e garantindo maior acessibilidade para aqueles que têm dificuldade de comparecer aos órgãos públicos durante a semana.
“A atualização do Cadastro Único é fundamental para garantir o acesso das famílias aos programas sociais. A zona Sul foi escolhida para esta iniciativa devido ao grande número de registros desatualizados, o que pode comprometer a concessão de auxílios essenciais. Além disso, a realização do mutirão, no fim de semana, amplia o atendimento, permitindo que trabalhadores e pessoas com dificuldade de comparecer em dias úteis regularizem sua situação”, ressaltou a subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e de Direitos Humanos da Semasc, Graça Prola.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ofereceu consultas médicas, vacinação, aferição de pressão e distribuição de medicamentos. A Casa Militar realizou alistamento obrigatório e voluntário, além da emissão de certificados.
A Defensoria Pública prestou orientação jurídica sobre divórcio, pensão alimentícia, união estável e correção de registros. A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) emitiu Carteiras de Trabalho Digitais e cadastro para vagas de emprego.
As concessionárias Amazonas Energia e Águas de Manaus ofereceram serviços, como emissão de faturas, troca de titularidade, parcelamento de débitos e novas ligações. O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) realizou credenciamento para estacionamento de idosos e pessoas com deficiência, além de promover ações educativas de trânsito.
A Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) ofertou emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD) e do Passe Legal Intermunicipal.
A Defesa Civil garantiu a segurança do evento e uma ambulância do Samu esteve de prontidão para emergências. O mutirão também contou com serviços de estética, como cortes de cabelo, design de sobrancelhas, limpeza de pele e esmaltação, além de apresentações musicais para integrar a comunidade.
Atendimentos
A comunitária Dina Lúcia ressaltou a importância da ação para facilitar o acesso da população aos serviços sociais, especialmente, para quem tem uma rotina agitada durante a semana.
“Durante a semana, temos tantas coisas para fazer, trabalho, casa, filhos, quase nunca sobra tempo para resolver essas questões. Com o mutirão acontecendo no sábado, facilita nossa vida, trazendo os serviços diretamente para nós, por meio de um atendimento rápido e atencioso”, frisou.
A dona de casa Ingrid Meury expressou alívio ao regularizar sua situação no Cadastro Único, destacando as dificuldades que enfrentou durante o período. “Estou há um ano sem receber o Bolsa Família, porque meu cadastro estava desatualizado. Foram meses de preocupação, sem saber como resolver isso, sem ter que faltar ao trabalho ou deixar meus filhos sozinhos. Hoje, finalmente, consegui resolver tudo de forma simples e acessível. Estou muito feliz e aliviada”, concluiu.
Foto – João Viana/Semcom e Diego Lima/Semasc