Prefeitura de Manaus promove oficina sobre gestão de transferências da União

O objetivo da capacitação foi garantir maior eficiência, transparência e controle na gestão de recursos federais

0
19

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), em parceria com a Secretaria de Gestão e Inovação, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), e a Rede de Parcerias, realizou, nesta quarta-feira, 4/12, a oficina de Gestão de Transferências da União: Novo Painel Municipalista e Atualizações no Transferegov.br.

O evento, voltado para gestores e técnicos municipais responsáveis pela gestão de processos de transferências voluntárias da União, teve três horas de duração e aconteceu na sala Tamanduá-Bandeira, da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), na avenida Compensa, nº 770, Vila da Prata, zona Oeste.

O objetivo da capacitação foi garantir maior eficiência, transparência e controle na gestão de recursos federais, fortalecendo a capacidade técnica e institucional dos servidores municipais, além de desenvolver ações de aprimoramento técnico e atualização de normativos, visando a melhoria da governança e gestão das parcerias da União, operacionalizadas na plataforma Transferegov.br.

O titular da Semad, Célio Guedes, classificou a oficina como de grande importância para agregar conhecimento sobre as transferências voluntárias. “Essa é uma excelente oportunidade para trazer um aprimoramento para os servidores da prefeitura. Vamos falar de transferência voluntária de entrada, que são as parcerias que o município vai ter com a União. Sem sombra de dúvida, é um conhecimento valioso que os servidores municipais irão adquirir”, afirmou o secretário.  

Durante a oficina, Vitor Lopes, chefe de Projetos no Gabinete da Diretoria de Transferências e Parcerias da União (Dtpar), do MGI, apresentou as atualizações da plataforma Transferegov.br e as funcionalidades do novo “Painel Municipalista”.

“Nosso ponto inicial é o Painel Municipalista, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação, como uma ferramenta gerencial para os municípios, visando apoiar, principalmente, os novos gestores. Na Prefeitura de Manaus temos um quadro experiente, uma equipe de gestão que já vem fazendo um bom trabalho, inclusive já sendo membro da Rede de Parcerias do ministério. Estamos trazendo informações novas, inclusive no que se refere à legislação, emendas parlamentares, visando o aprimoramento para o futuro”, pontuou.

Para o servidor Antônio Menezes, chefe do setor de Captação de Recursos, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a oficina trouxe mais conhecimentos para quem atua nessa área. “São informações que vão contribuir com as nossas captações. Com a oficina, poderemos estar bem treinados e termos mais familiaridade com a plataforma Transferegov.br e captar os recursos necessários para que, de fato, venha contribuir com o município de Manaus”, comentou.

Rede de Parcerias

A Rede de Parcerias foi instituída em agosto de 2023 e é a rede de governança colaborativa do Sistema de Gestão de Parcerias da União e tem por objetivo desenvolver ações voltadas à melhoria da gestão das parcerias da União operacionalizadas no Transferegov.br e dos projetos de investimentos em infraestrutura registrados no Obrasgov.br, além de promover e estimular ações de capacitação, comunicação e transparência. 

Em Manaus, o titular da Semad, Célio Guedes, é o atual coordenador da Unidade Gestora Municipal (UGM), da Rede de Parcerias, cuja missão é contribuir, em nível municipal, com os objetivos da rede de governança colaborativa do Sistema de Gestão de Parcerias da União.

É responsável por desenvolver a articulação de ações de governança e gestão, a fim de maximizar a transparência e eficiência na utilização dos recursos públicos federais, decorrentes de emendas parlamentares e de programas federais.

Foto – Valdo Leão/Semcom

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome