A Prefeitura de Manaus aderiu ao Plano Juventude Negra Viva (PNJV), criado pelo Ministério da Igualdade Racial e destinado a gerar oportunidades e diminuir desigualdades para jovens negros de 15 a 29 anos no Brasil. A assinatura oficial de adesão ao PNJV será realizada pelo prefeito David Almeida, juntamente com a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o secretário nacional da Juventude Negra, Tiago Santana, que virão a Manaus para selar a parceria.
A partir desta adesão, a prefeitura vai criar um grupo de trabalho para analisar os projetos sociais que atuam com a juventude negra na capital amazonense, que receberão suporte do município e da União para ampliar suas atividades e promover as políticas públicas de igualdade racial.
O secretário executivo de Relações Institucionais e de Promoção da Igualdade Racial (Semuripir) Walfran Torres ressaltou que este é mais um marco para a promoção da igualdade racial em Manaus, conquistada pela gestão do prefeito David Almeida.
“A Semuripir, a cada dia vem realizando ações históricas e marcantes que têm como objetivo diminuir as desigualdades raciais e sociais. A adesão ao Plano Juventude Negra Viva, em parceria com o Governo Federal, é mais um marco para reduzir desigualdades e criar oportunidades para a população negra, um compromisso firmado por essa gestão”, destacou o secretário Walfran Torres.
Antes mesmo de aderir ao PNJV, a gestão municipal, em parceria com outras secretarias, está fomentando projetos que atendem a juventude negra na capital, com o objetivo de combater o racismo e as desigualdades, como o projeto de criação de feira afro, em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).
Também existe projeto de campanha contra racismo no esporte, em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel). Com apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), os agentes do município receberão cursos de capacitação sobre perfil racial.
Com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), estão sendo apoiados eventos que promovem a arte negra. Outras ações em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
“Nós estamos vivendo uma revolução na promoção da igualdade racial. São essas ações que mostram que estamos promovendo a igualdade racial na nossa cidade. E esse plano vem para reduzir as desigualdades e o combate direto ao descaso, atendendo aos projetos de movimentos sociais que atuam com a juventude negra em Manaus”, disse o assessor técnico, Christian Rocha.
Na análise da assessora jurídica Karla Carvalho, ‘a equidade sociorracial é um dos objetivos mais importantes na promoção de justiça e reparação social, sendo um dos pilares fundamentais constitucional e de direitos humanos.
Plano Nacional Juventude Negra Viva
O PNJV possui 11 eixos de atuação, contando com 217 ações pactuadas entre 18 ministérios. Anunciado com investimento de mais de R$ 665 milhões, o Plano oferece a possibilidade de adesão aos estados e municípios, que são os responsáveis por oferecer o serviço na ponta, qualificando medidas concretas que beneficiem o público.
O Plano busca a redução das vulnerabilidades que afetam a juventude negra brasileira e a violência letal alicerçada no racismo estrutural.
Foto – Divulgação