O prefeito de Manaus, David Almeida, participou, nesta quinta-feira, 14/11, no Rio de Janeiro (RJ), da abertura do Urban 20 (U20) e do G20 Social, eventos que antecedem a Cúpula do G20, a ser realizada, nos dias 18 e 19 de novembro na capital fluminense. As reuniões envolvem a participação de prefeitos das maiores cidades do mundo e das capitais do país sede.
Durante a solenidade de abertura, que contou com a presença do ministro de Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e do prefeito reeleito do Rio, Eduardo Paes, foram destacados, como temas centrais dos debates nos três dias em que os eventos serão realizados, o enfrentamento da fome e das desigualdades, a urgência das mudanças climáticas com transição energética justa, e a necessidade de reforma da governança global.
O prefeito David Almeida disse que a participação dos prefeitos em assuntos globais é de grande relevância para alcançar as soluções adequadas, pois tudo acontece nos grandes centros urbanos.
“O Urban 20 congrega as maiores cidades do Brasil e do mundo. É uma discussão paralela ao G20, as soluções para o planeta vêm a partir das cidades, a discussão de políticas públicas e soluções na área de meio ambiente, de mobilidade urbana, de habitação, de geração de emprego, tudo isso passa pelos grandes centros e essa discussão é fundamental nessa abertura no dia de hoje. Com a participação de ministros, do prefeito, representantes de organismos internacionais, isso faz parte, para que nós possamos discutir soluções para os problemas das grandes cidades”, disse o prefeito.
O U20 consiste em uma iniciativa de diplomacia de cidades, que congrega cidades dos países membros do G20 com o objetivo de promover o debate e a articulação política de recomendações nas pautas de economia, clima e desenvolvimento nas cidades.
A iniciativa U20 é permanentemente convocada pelo Grupo C40 de Grandes Cidades (C40 Cities, em inglês), rede global de prefeitos das principais cidades do mundo que estão unidos em ações para enfrentar a crise climática, e pelas Cidades e Governos Locais Unidos (United Cities and Local Governments – UCLG, em inglês), maior organização de governos locais e regionais do mundo.
A proposta é facilitar um envolvimento duradouro entre o G20 e as cidades, aumentar o perfil das questões urbanas na agenda de cooperação internacional e estabelecer um fórum para as cidades desenvolverem uma mensagem coletiva para informar sobre as negociações do G20.
G20 Social
O G20 Social está sendo realizado pela primeira vez, sendo uma iniciativa do Brasil como país sede da cúpula, com o objetivo de reunir líderes de grandes cidades, das capitais brasileiras, além de representantes de movimentos sociais e organizações não governamentais para debates e, ao final dos três dias de evento, construção de um documento com propostas que serão apresentadas aos líderes da Cúpula do G20.
Foto – Dhyeizo Lemos/Semcom