A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef), alerta para o vencimento da Taxa de Verificação de Funcionamento (TVF), o Alvará 2026. Tanto cota única quanto a primeira parcela vencem nesta quinta-feira, 5/2.
O subsecretário da Receita da Semef, Arminio Pontes, informou que a prefeitura já enviou previamente as notificações, via correios, mas o contribuinte pode emitir a qualquer momento a segunda via do boleto de forma rápida e segura pelo aplicativo ou pelo portal de serviços Manaus Atende.
Os contribuintes que utilizarem o aplicativo Manaus Atende e optarem pelo carnê digital garantem condições mais vantajosas: 10% de desconto para pagamento em cota única ou 2% de desconto em cada parcela paga até a data do vencimento. Para ter acesso aos benefícios, é necessário aderir ao carnê digital e emitir o boleto diretamente no aplicativo, disponível para os sistemas iOS e Android, com possibilidade de pagamento em qualquer instituição bancária, inclusive bancos digitais.
Já quem optar pelo carnê físico ou pela emissão do boleto, via portal de serviços, terá 8% de desconto apenas na cota única, sem desconto para a modalidade parcelada.
“Quem ainda não fez a opção pelo carnê digital pode baixar o aplicativo Manaus Atende, realizar o cadastro e garantir o desconto maior de 10% na cota única. Ainda dá tempo de aproveitar esse benefício”, aconselhou o subsecretário da Semef.
Para o exercício de 2026, a Prefeitura de Manaus contabilizou 287,1 mil empresas lançadas, sendo 148,1 mil tributadas. O lançamento total da Taxa de Verificação de Funcionamento soma R$ 71,2 milhões, recursos destinados ao financiamento de ações e serviços públicos no município.
A Semef alerta que o não pagamento da TVF até o vencimento pode gerar encargos adicionais e recomenda o uso dos canais digitais do Manaus Atende, que oferecem mais praticidade, segurança e economia. Em caso de dúvidas, os contribuintes podem entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 156, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
— — —
Texto e Foto – Divulgação/Semef








