Mais de 20 pescadores artesanais e manejadores de pirarucu do município de Beruri (a 173 quilômetros de Manaus) receberam R$ 84 mil em crédito, fruto projetos de crédito elaborados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas (Idam), por meio da Unidade Local (UnLoc) Idam/Beruri. Proveniente do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o recurso foi disponibilizado pelo Banco da Amazônia.

“O recurso será aplicado no fortalecimento e custeio da atividade pesqueira. No total, foram 21 projetos elaborados pelo Idam e aprovados pelo Banco da Amazônia, que disponibilizou o crédito via Pronaf. Temos atuado intensamente para atender a demanda dos pescadores e manejadores, o que tem refletido positivamente nas atividades desempenhadas por eles”, disse o gerente da UnLoc Idam/Beruri, Antônio Luiz Barbosa sobre a ação, que aconteceu na última quinta-feira (11/04).

Barbosa acrescentou, ainda, que as atividades relacionadas à elaboração de projetos de crédito seguem intensas na UnLoc. “A expectativa é encerrarmos o primeiro semestre com, pelo menos, 110 projetos de crédito elaborados e aprovados”, projetou. 

O gerente ressaltou que este crédito beneficia um público que, até então, havia encontrado dificuldade em acessar tais benefícios, devido à distância de suas comunidades da sede do município.

Beneficiados

Com um total de 21 pescadores beneficiados, o crédito disponibilizado corresponde a R$ 4 mil para cada pescador. Entre os beneficiários estava o pescador Antônio Lima de Souza, da comunidade Vista do Supiar, que, grato pelo recurso, se mostrou otimista com a utilização do recurso.

“O crédito veio em muito boa hora, pois, agora, começa a temporada de pesca. Com esse investimento, poderemos tirar o máximo proveito da nossa atividade”, destacou o pescador.

Foto: Divulgação/Idam

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome