Polícia realiza 18 prisões por homicídio qualificado e extorsão mediante sequestro

Prisões foram realizadas em dois dias, em Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo e no estado de São Paulo

0
10

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), deflagrou, na terça-feira (11/11) e quarta-feira (12/11), a Operação Housekeeping 2, que resultou em 18 prisões de pessoas envolvidas em crimes distintos de homicídio qualificado e extorsão mediante sequestro, ocorridos na capital e no interior do estado.

As ações ocorreram em Manaus, Iranduba (a 27 quilômetros da capital), Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros) e em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo.

Em coletiva de imprensa, o delegado Ricardo Cunha, titular da DEHS, destacou que a operação foi uma força-tarefa que alcançou um recorde de prisões para a especializada. Ele lembrou que, em 2022, na primeira fase da ação, 17 pessoas foram presas.

“Essa força-tarefa é muito positiva para a segurança pública, representando um recorde histórico para a DEHS, que só foi possível graças ao empenho das delegacias de Presidente Figueiredo, Iranduba, São Bernardo do Campo (SP), do Cerco Inteligente da Secretaria de Segurança e do Departamento de Inteligência de Polícia Judiciária (DIPJ)”, declarou Cunha.

Entre as prisões de maior destaque está a de Josivaldo de Oliveira Ruas, 38, conhecido como “Lacraia”, preso na tarde de terça-feira (11/11), na avenida Nathan Xavier de Albuquerque, bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus.

O infrator possui passagens pela polícia por crimes contra o patrimônio, roubo, furto e por homicídio ocorrido em 2015.

A delegada Marília Campelo, adjunta da DEHS, informou que Josivaldo estava sendo procurado há meses por sequestrar e torturar uma vítima de 40 anos, no dia 3 de abril deste ano, no bairro Tancredo Neves, zona leste.

“Ele e dois comparsas souberam que a vítima havia vendido um bem de alto valor e decidiram invadir sua residência, sequestrá-la e levá-la para um terreno baldio, onde a submeteram a tortura e grave ameaça, exigindo transferências bancárias”, relatou a delegada.
Os suspeitos, no entanto, não conseguiram acessar o aplicativo bancário da vítima e fugiram levando dinheiro em espécie e aparelhos celulares.

O delegado Fernando Damasceno, também adjunto da DEHS, destacou que a operação resultou ainda na prisão de Giovanne da Silva Andrade, 28, condenado por roubo e tráfico de drogas. Ele é suspeito do homicídio de Ezequiel Souza da Silva, 19, ocorrido em 16 de junho deste ano, no bairro São José Operário, zona leste.

“Ele e o irmão, que já está preso, mataram Ezequiel por motivo banal, após uma briga entre o irmão da vítima e um casal de usuários de entorpecentes. Ezequiel foi submetido a um ‘tribunal do crime’ e agredido a pauladas, vindo a óbito”, detalhou Damasceno.

Contra Giovanne também foram cumpridos dois mandados de prisão, e ele é investigado por outros homicídios na zona leste.

O delegado Adanor Porto, adjunto da DEHS, informou que a operação também teve como alvos Matheus Rodrigues de Almeida, Luna Mendonça Sales e João Mário dos Santos Nascimento, investigados por envolvimento no sequestro e homicídio de David Renan, ocorrido em 7 de julho deste ano, no bairro Nova Cidade, zona norte.

“A vítima, David Renan, estava supostamente envolvida em um esquema de ‘arrocho’ de drogas de criminosos em rios. Por isso, foi atraída para uma emboscada armada por João Mário e outros indivíduos que ainda estão sendo investigados”, explicou Adanor.

Matheus e Luna foram responsáveis por ceder veículos utilizados pelos sequestradores. Eles foram presos em Manaus, enquanto João Mário foi preso em flagrante por tráfico de drogas em Presidente Figueiredo.

Outras prisões

Emily Priscila Nogueira Barroso, 22; Janderlane Aguiar Carneiro, 30; Jarlane da Silva Pinheiro, 23; Lucas Batista de Araújo, 31; e Rebeka de Menezes Belém, 33, foram presos na quarta-feira, durante a Operação Resolution, pelo crime de extorsão mediante sequestro contra um cidadão norte-americano em Iranduba.

John Lennon Sousa da Silva, conhecido como “Lacraia”, e Raymar Pereira Pinto foram capturados em São Bernardo do Campo (SP), com apoio da Polícia Civil de São Paulo (PCSP). Ele foi preso em flagrante e já possuía dois mandados de prisão por homicídio e posse irregular de arma de fogo.

Andreza Carneiro Santos, 27, foi presa em flagrante por tráfico de drogas em Presidente Figueiredo, e Luan Serrão da Silva, 33, teve o mandado de prisão cumprido em Manaus por homicídio.

Todos os presos passarão por audiência de custódia e permanecerão à disposição da Justiça.

FOTO: Erlon Rodrigues e Lyandra Peres/PC-AM

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome