Polícia apresenta balanço do Dia D da Operação Shamar no combate à violência contra a mulher

Ação resultou em 48 prisões no Amazonas, sendo 14 no interior, em apenas uma semana

0
18

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio das Delegacias Especializadas em Crimes contra a Mulher (DECCM) e do Departamento de Polícia do Interior (DPI), apresentou, nesta quinta-feira (07/08), em coletiva de imprensa, o balanço do Dia D da Operação Shamar, deflagrada na data de hoje. 

A campanha totalizou 48 prisões, sendo 14 no interior do estado, desde o dia 1º de agosto até esta quinta-feira. A operação tem como objetivo intensificar ações ostensivas, repressivas e preventivas no combate à violência contra a mulher.

Coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a operação será realizada ao longo de todo o mês de agosto.

De acordo com a delegada Patrícia Leão, titular da DECCM Centro-Sul, o foco da iniciativa é o enfrentamento à violência doméstica, familiar e ao feminicídio.

“Com essa operação, estamos promovendo diversas ações preventivas. E nesta quinta-feira (07/08), data em que a Lei Maria da Penha completa 19 anos, deflagramos o Dia D da Operação Shamar. Em apenas sete dias, conseguimos cumprir 48 mandados de prisão em todo o estado do Amazonas”, afirmou Patrícia Leão.

A delegada destacou ainda que a atuação da PC-AM deixa claro à sociedade que a instituição não tolera nenhum tipo de violência contra a mulher.

“Estamos firmes no combate a essas práticas. Não aceitaremos nenhuma situação de violência doméstica ou familiar. Nosso compromisso é retirar essas mulheres do ciclo da violência”, reforçou a autoridade policial.

O delegado Paulo Mavignier, diretor do DPI, informou que o interior do estado contabiliza, até o momento, 14 prisões, com destaque para duas ocorridas nesta quinta-feira, no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), sob coordenação da delegada Marna de Miranda, titular da Delegacia Especializada de Polícia (DEP).

“Estamos realizando palestras, ações educativas, lavrando Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), fazendo patrulhamento e atuando de forma integrada para proteger as mulheres do Amazonas. A Operação Shamar ainda promete números mais expressivos. Estamos trabalhando incansavelmente para garantir essa proteção”, afirmou Mavignier.

A delegada Nathália Oliveira, titular da DECCM Norte/Leste, relatou que a unidade policial cumpriu, nesta quinta-feira, um mandado de prisão relacionado a um crime ocorrido em 20 de julho deste ano. O suspeito e a vítima, que tiveram um relacionamento de quatro anos, estavam separados há cerca de três meses. O agressor não aceitava o término e passou a perseguir a ex-companheira.

“Na ocasião, ele seguiu a vítima, que estava em um carro, em uma motocicleta. Quebrou o vidro do veículo com um capacete, a retirou à força do carro e a agrediu violentamente com capacetadas. Toda a ação foi registrada por câmeras de segurança”, explicou a delegada.

A vítima registrou um Boletim de Ocorrência (BO), e a Polícia Civil representou à Justiça pela prisão preventiva do agressor, que foi deferida e cumprida.

Segundo a delegada Priscilla Orberg, adjunta da DECCM Centro-Sul, também foi preso um homem, de 35 anos, que invadiu a residência da ex-companheira e a agrediu.

“Ele entrou à força na casa, desferindo chutes e socos, e causou lesões visíveis na vítima. O crime aconteceu no dia 14 de julho. Representamos pela prisão preventiva e conseguimos efetuar a prisão do agressor, reforçando que esse tipo de violência não será tolerado. As delegacias estão de portas abertas para acolher essas mulheres, registrar denúncias e garantir medidas protetivas”, afirmou Priscilla.

A subtenente Adriana Granjeiro, da Ronda Maria da Penha da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), destacou o reforço nas fiscalizações das medidas protetivas durante a operação.

“Desde o dia 1º, estamos atuando no interior com palestras e apoio à Polícia Civil. Hoje, participamos do Dia D ao lado da Força Tática. Já realizamos duas prisões por descumprimento de medidas protetivas. Em um dos casos, o agressor incendiou a casa da própria mãe e foi preso em flagrante. Continuaremos intensificando as ações, especialmente nas zonas Norte e Leste de Manaus”, declarou a subtenente.

Denúncias

As denúncias podem ser feitas pelos seguintes canais: (92) 98545-0808, disque-denúncia da DECCM Centro-Sul; 181, disque-denúncia da SSP-AM; 180 da Central de Atendimento à Mulher.

O registro de Boletim de Ocorrência (BO) pode ser realizado na delegacia mais próxima. Em Manaus, a PC-AM conta com três unidades da DECCM, localizadas nas zonas centro-sul, norte e sul. No interior do estado, o registro pode ser feito nas Delegacias Interativas de Polícia (DIP) ou nas Delegacias Especializadas de Polícia (DEP).

FOTO: Lyandra Peres e Beatriz Sampaio/PC-AM

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome