A primeira edição do Festival de Dança Indígena Kaxiri na Kuia será realizado no próximo domingo, dia 16/11, das 13h às 18h, na Maloca dos Povos Indígenas, Parque das Tribos, no bairro Tarumã. O projeto foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) do Governo Federal/Ministério da Cultura (MinC) por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC) do governo do Amazonas.
O evento é um marco para a afirmação cultural da comunidade que tem a maior diversidade de povos e línguas faladas no mesmo espaço, onde residem mais de 5 mil pessoas e são faladas 38 línguas. Foram inscritos sete grupos de Manaus e municípios, através da Internet, que são: grupos Maria, Tatigú, Ewarê, Kunhãs Kirimbawa, Maculelê, Grupo do Macaquinho e Grupo Balaio do Parque das Tribos.
Uma área com 10 expositores vão comercializar artesanato indígena e comidas típicas como a quinhãpira, mujeca, beijú, e regionais como o tacacá e pirarucu de casaca.
Segundo a coordenadora do festival, Elisângela Oliveira Apurinã, as danças típicas tem raizes antigas e
com músicas próprias dos grupos concorrentes. “Nosso grupo Kaxiri na Kuia não vai competir com os demais inscritos por uma questão de isenção, e faremos somente uma exibição especial de abertura e encerramento do evento”, afirma.
Sobre os rituais e costumes representados nas danças, Elisângela, da como exemplo: “a gente tem um ritual, o das frutas, faz aquela encenação, a apresentação como se estivesse colhendo as frutas no mato, no pomar para ir fazer o caxiri, a bebida.”
Prêmios
As premiações serão distribuídas para os grupos vencedores, sendo primeiro lugar 500 reais, segundo lugar 400 reais e terceiro lugar 300 reais.
O corpo de jurados é composto três profissionais:
Gerson Mendes, ex- dançarino do grupo Garantido Show, e atualmente trabalha com a influenciadora Isabele Nogueira, e mais a Josiely Pedroso dançarina, influenciadora digital, produtora de eventos, e também, Cristiane Silva da Mota dançarina,influenciadora digital, professora de dança.
Comunidade não aldeiada
A comunidade do Parque das Tribos está no processo para ser transformado em bairro, e fundada em abril de 2014, quando começou como uma ocupação organizada por diferentes indígenas. Segundo dados do IBGE (2022), abriga 5 mil pessoas de 860 famílias, provenientes de diversas etnias da Amazônia e de outros estados do Brasil, como Roraima, Pará e Acre.
De acordo com o IBGE, Manaus tem uma população indígena de 71.691 pessoas. O município lidera o ranking de cidades com mais indígenas no Brasil, com um aumento significativo em relação ao censo de 2010.
SERVIÇO
O que: I Festival de Dança Indígena “Kaxiri na Kuia”
Quando: 16/11/25
Horário: 13h as 18h
Local: Maloca dos Parque das Tribos, Tarumã.
Contatos: Elisângela Apurinã – coordenadora (92) 9312-3394. Imprensa (92) 98421-4762.
Foto: Divulgação/Kaxiri na Kuia








