Nudecon realiza mais de 120 atendimentos durante mutirão em alusão ao Dia do Consumidor

Ação do Núcleo de Defesa do Consumidor da DPE-AM focou em reclamações envolvendo as concessionárias de abastecimento de água e energia

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Com um mutirão especial em alusão ao mês do consumidor, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), realizou no sábado (16/03) mais de 120 atendimentos com foco em demandas voltadas às concessionárias dos serviços públicos de abastecimento de água e energia elétrica. A ação gratuita foi realizada no Shopping Grande Circular, Zona Leste de Manaus, das 8h com encerramento às 17h.

De acordo com coordenador do Nudecon, o defensor público Christiano Pinheiro, a escolha pelas questões relacionadas ao fornecimento de água e energia se deu pelos elevados índices de procura por assistência na Defensoria. “Em média, 80% das nossas reclamações são em relação ao serviço de prestação de água e de energia. Como nessa sexta-feira foi celebrado o Dia do Consumidor, resolvemos fazer essa atividade aos nossos assistidos”, observa.

Orientação e assistência

Em busca de orientação e atuação efetiva, dona Neucilene Soares contou que tenta resolver o mesmo problema há mais de três. Ela viu no mutirão de atendimento do Nudecon uma esperança para solucionar o que considera sua principal preocupação atualmente.

“Já fazem alguns anos que eu estou tentando passar essa titularidade com o nome do inquilino e já fui várias vezes na Amazonas Energia e não obtive sucesso. Fui ao Procon também e do Procon me indicaram para vir na Defensoria Pública. Eu espero resolver dessa vez, já recebi orientações durante o atendimento e me senti amparada e mais confiante aqui”, disse a consumidora.

Para a técnica de enfermagem Délia Cardoso, a solução também foi procurar auxílio nos serviços disponibilizados pela Defensoria. Com a conta de luz o seu orçamento, Délia tenta um acordo para resolver a situação.

“Ainda cheguei a ir ao Procon, eles quiserem fazer outro acordo e eu não tenho condições. Não adianta fazer um acordo porque chega na hora eu não tenho como pagar, vai ser outra dívida pendente. Aí os advogados do Procon me aconselharam a vir na Defensoria. E eu fiz na mesma semana, agendei e hoje eu estou aqui pegando orientações de como fazer. Gostei muito e estou na esperança de que aqui vai dar certo. Que tenham mais iniciativas como esta, pois nos ajudam muito a resolver esses problemas”, disse.

Fluidez e atendimento

Christiano Pinheiro destacou que, nos casos em que não há acordo, a DPE-AM já prepara a ação judicial em favor dos assistidos, garantido a fluidez do processo de trabalho.

“Com isso a gente consegue liberar essa agenda, atendê-los de forma adiantada e liberar assistência para novos consumidores. Essa é a primeira etapa, no dia de hoje. Na segunda etapa a gente vai fazer o encaminhamento para a Justiça, desses casos que a gente não conseguiu resolver na data de hoje”, detalhou.

Sobre o Nudecon

O Nudecon funciona no núcleo de atendimento da DPE-AM no shopping Grande Circular, na Zona Leste de Manaus, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Os interessados podem realizar agendamento pelo Disk 129.

Foto: Carlos Castro/DPE-AM

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