Celebrado nesta sexta-feira (19/5), o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, busca incentivar as mães saudáveis e com excesso de leite a se engajarem nesta campanha. A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) reforça a importância deste ato solidário, sobretudo para os recém-nascidos prematuros e bebês de baixo peso que se encontram internados, nas Unidades de Terapia Intensivas Neonatais (Utins).
O Amazonas possui uma das maiores redes de doação de leite materno da região norte. Sendo divididas em três Bancos de Leite Humano (BLHs) todas unidades são coordenadas pela SES-AM, no qual são responsáveis pela coleta, processamento e distribuição para os bebês.
Em 2022, o Amazonas alcançou a marca de mais de 1.400 litros de leite doados. A coordenadora do BLHs da Maternidade Ana Braga, Elizabeth Hardman, ressalta a importância da doação e comenta um pouco do plano de como aumentar esse número de doadores.
“É extremamente importante a doação para atendermos os prematuros que necessitam do alimento em nossa cidade. Também precisamos intensificar nossas campanhas para atendermos e possuirmos uma demanda maior”, pontuou a coordenadora
Em 2023, as instituições de banco de leite alcançaram aproximadamente mil crianças, com doação de mais de 200 mães, doações essas que permitiram atingir a marca de mais de 400 litros de leite arrecadados no estado.
Processo para doação
Após a coleta, o leite segue para a pasteurização para eliminar bactérias e vírus que possam estar presentes no leite. Logo depois o alimento é armazenado e distribuído para os bebês prematuros que se encontram na Uti’s.
Alimento completo
O leite humano é essencial para recém-nascidos e bebês de até seis meses de idade, pois esse alimento fornece para a criança uma nutrição completa, proteção de doenças, auxilia na digestão e melhora o desenvolvimento cognitivo. De modo geral, o leite humano é um alimento completo que ajuda na saúde e no desenvolvimento dos bebês.
Como doar?
Para doar, você precisa entrar em contato com qualquer um dos três Bancos de Leite e obter todas as orientações: BLH da Galileia, nos números (92) 3643-5523 e 99170-5783; BLH da Maternidade Ana Braga, no (92) 3647-4235; e o BLH Fesinha Anzoategui, na Maternidade Balbina Mestrinho, no (92) 99339-0130.
FOTOS: Divulgação- SES-AM)