Morre Arnaldo Santos, jornalista, radialista e cronista esportivo

Arnaldo Santos faria 87 anos em junho

0
118

Arnaldo Santos, um dos nomes mais importantes do jornalismo esportivo amazonense, morreu na manhã desta segunda-feira (6), por volta das 11h, aos 86 anos. O local e os horários do velório devem ser informados em breve.

Arnaldo Santos começou a carreira de locutor esportivo em 1959, aos 20 anos de idade, transmitindo jogos de voleibol, basquetebol, e futsal, nos serviços de alto-falante, na quadra Francisco Guimarães, situada no Atlético Rio Negro Clube; o que levou a Luis Verçosa, então narrador de esporte da rádio Rio Mar, a indicá-lo ao Erasmo Linhares, diretor artístico da Rádio Rio Mar, para compor a equipe de esporte num período de aproximadamente três meses, vindo a ser convidado pelo chefe do departamento da Rádio Baré (Diários Associados), Luis Saraiva, para realizar um teste que acabou culminado com a sua contratação, iniciando assim uma carreira de locutor esportivo, fazendo oficialmente a primeira narração de um jogo em 1961, do Campeonato Amazonense, no Parque Amazonense -, entre Fast e São Raimundo.

Em março de 1995, no governo de Amazonino Mendes, foi nomeado subsecretário de Desportos da secretaria de Estado, Cultura e Deportos–Seduc, respondendo pela presidência da Fundação Vila Olímpica de Manaus, cuja primeira missão foi a recuperação do Estádio Vivaldo Lima.

Com 56 anos dedicados ao jornalismo esportivo, Arnaldo Santos narrou quatro Copas do Mundo e diversos jogos importantes do esporte amazonense. Ele também ficou marcado pelas 19 temporadas à frente da coordenação do Peladão, maior campeonato de peladas do mundo, organizado pelo Jornal A Crítica. Em 1998, ao assumir a coordenação, foi o responsável por democratizar o torneio ao criar as categorias Feminino, o Peladinho (infantil) e a extinta categoria Indígena.

Além de promover o futebol, o Peladão, sob sua liderança, se destacou por ações sociais como emissão de documentos, plantio de árvores e campanhas de doação de sangue, além de incentivar a educação de crianças por meio do Peladinho.

Arnaldo Santos faria 87 anos em junho.

Foto: Reprodução

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome