Mercado gamer segue em expansão, em Manaus, onde o consumidor é exigente

O avanço desse mercado no estado, tem movimentado o varejo e atraído investimentos.

0
6

O mercado gamer é um dos segmentos que mais cresce no mundo e o Brasil desponta nesse ranking, ocupando o primeiro lugar entre os países da América Latina. Está na 13ª colocação no mercado global e é responsável por movimentar cerca de US$ 12 bilhões ao ano.

O Brasil também se destaca no setor de desenvolvimento de gamer, registrando crescimento de 3,2% em 2023, totalizando mais de mil estúdios de criação de jogos, nove deles instalados no Amazonas. No estado, segundo a Info Store, referência em tecnologia na região, o mercado segue em expansão acelerada e o consumidor tem um perfil bem definido: é conectado, exigente e disposto a investir.

O avanço desse mercado no estado, tem movimentado o varejo e atraído investimentos. A Info Store, que é uma das pioneiras em atender os gamers do Norte do país, expandiu o serviço para esse público, com a inauguração da sua maior unidade, com mais de 1,2 mil metros quadrados, na avenida Torquato Tapajós, bairro Flores, zona centro-sul. O local conta com espaços personalizados para o consumidor gamer.

A nova loja dispõe de área exclusiva para montagem personalizada de PCs, consultoria técnica especializada e ambientes voltados à imersão nas novas tecnologias. “O mercado de games é hoje um dos pilares do entretenimento mundial. O Brasil está entre os maiores consumidores do planeta, e nós acompanhamos essa evolução de perto, oferecendo tecnologia, inovação e atendimento especializado”, afirma Marcos Henrique, especialista em tecnologia da Info Store.

Segundo ele, o investimento em atendimento e suporte pós-venda tem sido essencial para diferenciar a experiência oferecida pela Info Store. “Queremos que o cliente tenha uma jornada completa, do planejamento à montagem da máquina, com performance adequada ao perfil de uso”, reforça.

Atendendo ao perfil do cliente gamer, a empresa também segmentou suas linhas de computadores da marca Rhadium em três categorias: Alpha, Bravo e Charlie, para atender desde o jogador iniciante até o público competitivo, que busca máximo desempenho. “Nosso foco é simplificar a escolha, garantindo qualidade e personalização. Hoje, o consumidor gamer quer atendimento personalizado, tecnologia de ponta e suporte pós compra”, explica Marcos Henrique.

Ainda segundo o especialista em tecnologia, a disposição do consumidor gamer, no Amazonas, de investir cada vez mais para acompanhar as novidades do mercado, vem impulsionando as vendas do setor varejista e exigindo também espaço para novas experiências de consumo, que unam tecnologia, personalização e relacionamento. “É o que estamos fazendo: oferecendo o suporte pré e pós compras”, comenta.

Consumidor gamer

O crescimento da comunidade gamer na capital amazonense acompanha a tendência nacional, que passou a investir mais em equipamentos, acessórios e personalização dos setups.

A designer Amanda Brenda, 29, é um exemplo dessa nova geração de consumidores. “Jogo desde os seis anos com o meu pai. É uma das coisas que mais gosto de fazer. Jogar é uma diversão e exige investimento. Eu passei um ano montando meu computador, mas vale muito a pena”, conta.

O médico veterinário Lucas Vinícius, 24, também vê nos games uma forma de lazer e investimento. “Desde criança tenho videogame. Há dez anos comprei meu primeiro computador e me apaixonei por e-sports. Hoje, continuo investindo nisso, é um hobby e uma paixão”, relata.

Foto: Divulgação

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome