Após o sucesso no Acessa BH 2025, em Belo Horizonte, o espetáculo “Maria Quer Ser Rio”, da Coletiva de Palhaças (AM), inicia uma novo trajeto, agora na cidade das águas negras, a capital amazonense. No mês das crianças, o grupo estreia o projeto “Infâncias para Todas as Crianças”, levando o espetáculo a espaços de acolhimento e educação acessível em Manaus.
As apresentações acontecem nos dias 10/10, 17/10 e 31/10, com sessões no GACC-AM (Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas), na Casa Vhida – Associação de Apoio à Criança com HIV, e na E.E. Augusto Carneiro dos Santos (Ed. Especial – Escola de Surdos).
Com direção de Ananda Guimarães, artista com DEF, a montagem reafirma seu compromisso com a acessibilidade, a sustentabilidade e a ancestralidade. No espetáculo, a menina Mariazinha, personagem com baixa visão e muitos hiperfocos, vive em uma casa flutuante no Rio Negro. Através de um espelho encantado formado pelas águas, ela conhece Candimba, uma coelha mágica que a conduz por encontros com seres encantados e pela diversidade da infância amazônica.
As cabeças dos personagens e a boneca Mariazinha são feitas de papelão, proposta que une sustentabilidade estética e acessibilidade sensorial.
O projeto “Maria Quer Ser Rio – Infâncias para Todas as Crianças” é uma realização da Coletiva de Palhaças, com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult e do Concultura, contemplado no Edital Macro nº 0002/2024 – PNAB.
Serviço
Espetáculo: Maria Quer Ser Rio – Projeto Infâncias para Todas as Crianças
Grupo: Coletiva de Palhaças (AM)
Horário: 14h30
Datas e locais:
10/10 – GACC-AM (Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas)
Av. Domingos Jorge Velho, 14 – Dom Pedro, Manaus – AM, 69042-470
17/10 – Casa Vhida (Associação de Apoio à Criança com HIV)
R. Pedro Álvares Cabral, 395 – Dom Pedro, Manaus – AM, 69040-550
31/10 – E.E. Augusto Carneiro dos Santos (Ed. Especial – Escola de Surdos)
Av. Lourenço da Silva Braga, sn – Centro, Manaus – AM, 69005-015
Foto: Divulgação