Mais de 1,1 mil atendimentos de Saúde foram feitos no bairro Educandos 

Além de consultas com especialistas e exames, a SES-AM prestou orientações sobre como acessar médico via App Saúde AM Digital

0
5

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou 1.181 mil atendimentos, durante a 29ª edição do programa Governo Presente, no sábado (20/12), no Centro de Tempo Integral (CETI) Gilberto Mestrinho, localizado na avenida Leopoldo Peres, no bairro Educandos, zona centro-sul de Manaus.

Entre os serviços realizados estão consultas presenciais e por Telessaúde,  além de exames de imagem na Carreta da Saúde, que permanecerá no local até sexta-feira (26/12).

A SES-AM levou para a ação consultas médicas presenciais com clínico geral e oftalmologista. Também foram oferecidos atendimentos por Telessaúde com ortopedista, assim como aferição da pressão arterial e testes glicêmicos.

A secretaria ainda realizou exames de mamografia, ultrassonografia de abdômen total e superior, de tireoide, de próstata (via abdominal), do aparelho urinário, transvaginal e pélvica, oferecidos pela Carreta da Saúde.

Para a realização dos exames, é necessário apresentar documento de identidade com foto e encaminhamento médico. Mulheres a partir de 40 anos não precisam de encaminhamento.

Já a Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), realizou 390 atendimentos.

 Atendimento estendido

O atendimento médicos também será estendido a segunda e terça-feira (22 e 23 /12), com consultas presenciais com clínico geral e teleconsulta com ginecologista. Na terça-feira (23/12) haverá  atendimento presencial com clínico geral e teleconsulta com ortopedista.

Já a Carreta da Saúde oferecerá exames de mamografia e ultrassonografia, de segunda à sexta-feira (22 a 26/12), com exceção da quinta-feira (25/12), quando não haverá atendimento, em razão do feriado de Natal.

Stand do Saúde AM Digital

A SES-AM levou para a ação orientações sobre como acessar atendimento médico sem sair de casa, por meio do aplicativo Saúde AM Digital. A plataforma disponibiliza consultas remotas 24 horas com clínico geral, sem necessidade de agendamento prévio, e pode ser baixada gratuitamente nas principais lojas de aplicativos no celular.

Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, as equipes de saúde estão preparadas para atender e ajudar a população a usar a plataforma de atendimento. “O Saúde AM Digital foi pensado para facilitar o acesso aos serviços de saúde, reduzindo o tempo de espera. As nossas equipes estão preparadas para orientar a população. Quem precisar de ajuda pode procurar as unidades de saúde da rede estadual e contar com o suporte dos nossos profissionais para entender como fazer a consulta através do aplicativo”, ressaltou a secretária.

A estudante Adria Letícia, de 22 anos, esteve na ação e relatou que estava procurando atendimento com clínico geral e baixou o App para realizar a consulta. “Achei bem rápido e prático baixar o aplicativo. Agora, quando eu precisar, já sei que posso usar, e melhor ainda, sem precisar ir até uma unidade de saúde”, relatou.

O serviço possibilita atendimento em casos de urgência básica, evitando o deslocamento para  SPAs, UPAs e prontos-socorros. Além do clínico geral, que não precisa de agendamento prévio, o programa oferece teleconsulta agendada via Sistema de Regulação em 17 especialidades.

Balanço

Entre os atendimentos em saúde do Governo Presente, foram registrados 79 consultas nas especialidades médicas, sendo 34 em oftalmologia, 23 em clínica geral e 22 em ortopedia. 

Na  Carreta da Saúde, foram realizados 68 exames de imagem, sendo 60 de ultrassonografias e oito de mamografias. Foram feitos, ainda, 307 atendimentos pelo Sistema de Regulação, 109 pela Ouvidoria do SUS e além das orientações do App Saúde AM Digital. Na área de triagem, foram realizados 81 procedimentos de aferição de pressão arterial e 97 testes de glicemia.

Vigilância em Saúde

Durante o Governo Presente, a FVS-RCP realizou 78 atendimentos, com 312 testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites B e C e distribuiu 16.172 mil preservativos externos, 100 preservativos internos, 4.000 mil unidades de gel lubrificante e 120 auto testes de HIV.

Foto: Evandro Seixas e Francisco Mourão / SES-AM

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome