LUPPA abre inscrições para 5ª edição com vagas destinadas a cidades da Amazônia Legal

Iniciativa oferece suporte para municípios fortalecerem suas políticas públicas de segurança alimentar e nutricional

0
35

Estão abertas as inscrições para a quinta edição do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA), uma plataforma colaborativa e um programa contínuo de aprendizagem, para apoiar e facilitar que cidades promovam políticas alimentares com abordagem sistêmica, de forma intersetorial, coerente e participativa. Realizado pelo Instituto Comida do Amanhã, em parceria com o ICLEI América do Sul, o processo de inscrição segue aberto até 20 de outubro para cidades com população entre 10 mil e 1 milhão de habitantes.

Nesta edição, 40% das vagas serão reservadas exclusivamente para municípios da Amazônia Legal — incluindo Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão — reforçando o compromisso da iniciativa com a diversidade territorial e o fortalecimento de políticas públicas em regiões estratégicas. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua 2023, do IBGE, mostram que os outros estados da Amazônia Legal, registram altos índices de insegurança alimentar, evidenciando a necessidade de ações voltadas a essas localidades.

Dos dez estados com os piores índices de insegurança alimentar, cinco estão na Amazônia Legal: Pará (20,3% dos domicílios), Amapá (18,6%), Maranhão (17,9%), Amazonas (17,3%) e Roraima (14,4%). ”Neste cenário tão desafiador, é urgente colocar a alimentação no centro da discussão municipal. Participar do LUPPA é uma oportunidade para gestão municipal fortalecer sua governança e junto com a sociedade civil, construir capacidades, trocar experiências e unir forças com outros municípios para transformar esta realidade perversa. A imensa riqueza socioambiental da Amazônia precisa estar a serviço do bem estar de todos e todas os e as amazônidas, nas cidades, nas florestas e nos rios. Só assim teremos chance de frear sua devastação e as terríveis consequências para o clima do planeta”, Francine Xavier, diretora do Comida do Amanhã.

Desde sua primeira edição, em 2021, o LUPPA tem reunido municípios de diferentes portes e regiões em um processo de intercâmbio de experiências, formação de gestores e cooperação técnica, com o objetivo de fortalecer os sistemas alimentares locais e permitir que mais cidades possam estruturar políticas eficazes de segurança alimentar e nutricional. A plataforma oferece conteúdos técnicos e metodológicos e apoio na implementação de políticas públicas. Os municípios participantes se comprometem a desenvolver planos e projetos, contando com os recursos humanos, técnicos e financeiros necessários para atingir as metas estabelecidas.

As cidades selecionadas nesta nova edição terão acesso a seminários virtuais mensais, oficinas de capacitação, mentorias conduzidas por municípios mentores, ferramentas de diagnóstico das políticas alimentares e roteiros para o fortalecimento de ações locais, conhecidos como Projeto Âncora. Além disso, do LUPPA LAB, uma imersão presencial com todas as cidades participantes do laboratório, os participantes poderão compartilhar experiências, realizar visitas técnicas e receber suporte metodológico para transformar seus sistemas alimentares a partir de uma governança inclusiva e intersetorial.

“Destinar 40% das vagas do LUPPA para cidades da Amazônia Legal é reconhecer a centralidade dessa região para os desafios e soluções relacionados à segurança alimentar e nutricional. Ao fortalecer capacidades locais, contribuímos para que governos municipais da Amazônia avancem em políticas públicas que conciliam desenvolvimento sustentável, combate às desigualdades e resiliência climática. Essa é uma prioridade estratégica para a transformação dos sistemas alimentares no Brasil e no mundo”, afirma Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI América do Sul.

Vozes da Amazônia

Entre os destaques das cidades que já fazem parte do LUPPA está Santarém (PA), que integra o programa desde a primeira edição e já colhe avanços concretos. Vanda Maia, representante do município, conta que a iniciativa trouxe ganhos significativos. “É muito importante essa interação e essa integração do LUPPA com os municípios, principalmente aqueles que estão localizados na Amazônia Legal, dadas as condições que nós temos, territoriais, climáticas, de segurança alimentar e também de insegurança alimentar dentro dos municípios da região amazônica. Quando nós temos a oportunidade de estarmos num grande laboratório para tratar dessas políticas públicas, aprendemos e saímos daqui também fortalecidos, no sentido de levar para os nossos municípios o exemplo de cidades que já são verdadeiras referências na questão da segurança alimentar e nutricional, que tanto influencia na vida das pessoas, principalmente, daqueles que vivem em extrema dificuldade”, comenta.

A experiência de Santarém reflete como o programa pode gerar impactos concretos e servir de inspiração para outros municípios da região. Com o acompanhamento e orientação do LUPPA, cidades vizinhas têm buscado estruturar políticas e mecanismos que garantam segurança alimentar e nutricional de forma mais organizada e eficaz.

Já na cidade de Careiro, no Amazonas, a experiência com o LUPPA ajudou a estruturar órgãos e conselhos municipais fundamentais para a agenda da segurança alimentar. “O LUPPA, no geral, está sendo muito importante, porque ele está acompanhando junto com a gente o processo que iniciou quando nós fizemos nosso primeiro diagnóstico. Nós ainda não tínhamos adesão ao SISAN, o COSEAM e a CAISAN. E durante esse processo conseguimos já montar tudo isso. O LUPPA serviu para dar esse anteparo, esse suporte”, conta Fernanda Silva, representante da cidade.

Saiba como participar

As inscrições podem ser feitas até as 23h59 do dia 20 de outubro, pelo formulário disponível no site do LUPPA. O resultado será divulgado em 11 de novembro. Para participar, os governos municipais devem demonstrar engajamento em políticas voltadas aos sistemas alimentares, indicar pontos focais técnicos de ao menos duas secretarias e assegurar a participação da sociedade civil por meio de conselhos ou entidades locais.

Mais informações no edital na íntegra estão disponíveis no link: Edital LUPPA nº 01/2025.

Sobre o LUPPA

O LUPPA é idealizado pelo Instituto Comida do Amanhã em correalização com o ICLEI América do Sul, conta com o apoio pleno do Instituto Ibirapitanga, do ICS – Instituto Clima e Sociedade, ITAÚSA e da Infinis – Instituto Futuro é Infância Saudável e da Porticus, além do apoio institucional da FAO Brasil – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e da parceria metodológica da Reos Partners Brasil.

Foto: Divulgação

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome