O Governo do Amazonas avança na modernização do sistema de iluminação pública em 23 unidades policiais, na capital, por meio do Programa Ilumina+ Amazonas. Com investimento de R$ 1,5 milhão, estão sendo instalados 583 novos pontos de LED nas áreas externas das Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms), Comando de Policiamento de Área Sul (CPA), Batalhão de Polícia Militar (BPM) Força Tática e Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam).
O Ilumina+ Amazonas é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). De acordo com o secretário da Sedurb e UGPE, Marcellus Campêlo, o LED é mais econômico, menos poluente e oferece mais luminosidade, garantindo maior segurança às pessoas que transitam nos locais onde as luminárias são instaladas.
“A modernização da iluminação pública nas áreas institucionais do Governo do Estado vai além da infraestrutura. Ela proporciona mais qualidade no ambiente de trabalho para os policiais e servidores, além de melhorar o atendimento à população que utiliza esses espaços”, disse Marcellus Campêlo.
O Ilumina+ Amazonas já instalou, em 2024, 164 pontos de iluminação de LED distribuídos entre a Delegacia Geral e oito Cicoms. O novo sistema também alcançou 21 unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), além do Comando de Policiamento de Área (CPA) Leste e a sede da Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH).
Benefícios
A tecnologia LED, reconhecida pelo baixo consumo, possui alta durabilidade e menor impacto ambiental. A economia pode chegar a 60% no consumo de energia elétrica, ao mesmo tempo em que eleva a qualidade dos espaços urbanos e a percepção de segurança.
No interior, o Ilumina+ Amazonas já alcançou 52 municípios e 244 comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas, implantando, até o momento, mais de 98,6 mil pontos de LED. A meta do Governo do Amazonas é modernizar o sistema de iluminação pública de todos os 61 municípios do interior. Com isso, o Amazonas passará a ser o primeiro estado brasileiro com iluminação pública 100% em LED no interior.
FOTO: Tiago Corrêa/UGPE