A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 8° Distrito Integrado de Polícia (DIP), com auxílio do Sistema Paredão, conseguiu cumprir, nesta terça-feira (21/10), mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão domiciliar contra um homem de 27 anos, investigado pelos crimes de grave ameaça, disparo de arma de fogo em via pública e dano qualificado, após atirar em um veículo no bairro Santo Agostinho, zona oeste. O carro usado no crime era de um amigo do suspeito.
De acordo com o delegado Rafael Costa e Silva, as diligências iniciaram quando um homem, de idade não revelada, compareceu até a delegacia para informar que no dia 3 de junho deste ano seu carro foi alvejado com dois tiros de arma de fogo.
“O veículo de marca Nissan, modelo Versa, estava estacionado na porta da empresa na qual a vítima trabalhava, quando um indivíduo se aproximou em um Chevrolet, modelo Ônix, e disparou contra o pára-brisa do carro da vítima que se encontrava dentro do recinto”, disse o delegado.
Durante as investigações foi possível identificar que o veículo modelo Ônix já possuía restrição de roubo, na Delegacia Especializada em Roubos e Furto de Veículos (DERFV), por um homem de 32 anos, que havia alugado o veículo e cedido ao suspeito.
“Esse homem foi intimado e compareceu na delegacia relatando que havia emprestado o carro ao amigo para fazer corridas de aplicativo, mas que no dia do crime o indivíduo voltou sem o carro, alegando a ele que o automóvel havia sido roubado e por isso o Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado”, explicou.
A equipe policial obteve acesso aos dados de localização por GPS ainda em posse do suspeito, que foi identificado por meio do Sistema Paredão e encontrado na rua Rui Araújo, bairro Compensa, na residência do autor do crime.
“Ele foi intimado a comparecer no 8° DIP a fim de prestar esclarecimentos, mas recusou a notificação. Diante das tentativas de fazê-lo comparecer à delegacia, representamos pela prisão preventiva dele”, destacou o delegado.
O pedido foi deferido pelo Judiciário pela gravidade da situação e o homem preso na manhã de terça-feira.
A autoridade policial informa que a vítima trabalhava em uma empresa de transportes de Manaus e o crime teria sido praticado a mando de uma terceira pessoa, que segue sendo investigado.
Procedimentos
O homem responderá pelos crimes de grave ameaça, disparo de arma de fogo em via pública e dano qualificado. Ele passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.
FOTO: Beatriz Sampaio/PC-AM