A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM) Centro-Sul, cumpriu, na quarta-feira (20/08), mandado de prisão definitiva de um homem, de 43 anos, pelos crimes de furto, roubo, porte ilegal de arma de fogo e receptação. A prisão ocorreu na avenida Djalma Batista, bairro Flores, zona centro-sul.
A ação faz parte da Operação Shamar, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o objetivo de combater crimes e violências domésticas contra a mulher durante todo o mês de agosto.
Conforme a delegada Priscilla Orberg, adjunta da DECCM centro-sul, a equipe policial tomou conhecimento do mandado quando a vítima, de 44 anos, ex-companheira do indivíduo, compareceu à delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência (BO) de violência doméstica.
“Ela afirmou que o autor estava a ameaçando, a injuriando e praticando violência psicológica. Durante o registro, a equipe de investigação verificou que o autor tinha um mandado de prisão definitiva em aberto por diversos crimes”, disse a delegada.
Segundo a delegada, o homem foi condenado em 2013 e estava foragido do sistema penitenciário desde 2017, quando descumpriu as regras do sistema semiaberto e foi determinada a regressão de regime e expedido mandado de prisão.
“Com o comparecimento da vítima na delegacia e a informação do endereço atualizado do autor, a equipe policial iniciou de imediato as diligências para localiza-lo e obteve êxito em efetuar a prisão. Além dos crimes que ele vai responder, também, será investigado pela violência doméstica”, finalizou a delegada.
Procedimentos
O homem foi condenado 15 anos e 9 meses de reclusão em regime fechado por de furto, roubo, porte ilegal de arma de fogo e receptação e permanece à disposição da Justiça.
FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM