O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), visando dar continuidade ao trabalho voltado para a saúde pública e melhorar a qualidade no atendimento aos usuários, entregou, nesta quarta-feira (08/02), um novo aparelho de raio-X digital no Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HPSC) Joãozinho, localizado na zona leste de Manaus.
Todo o espaço destinado para a realização do exame foi revitalizado, ampliando e otimizando a capacidade de atendimento na unidade. Entre as obras, estão a instalação de sistema de conectividade para utilização do sistema digital do aparelho de raio-X, a manutenção do sistema de Oxigênio (O²), ar comprimido e vácuo da sala de exame e a substituição dos computadores.
A entrega do equipamento foi oficializada pelo secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, quando destacou que a renovação e revitalização nas unidades de saúde tem sido uma prioridade do governo do Amazonas, com o objetivo de diminuir o tempo de espera para exames.
“Foi uma determinação do governador Wilson Lima a renovação dos equipamentos nas unidades de saúde. Por isso, nós lançamos alguns projetos emergenciais. Foi o caso do Opera Mais que vem reduzindo filas históricas. Hoje nós temos exames que antes eram três mil pessoas na fila, agora você consegue realizar em 24 horas”, disse o secretário.
O HPSC Joãozinho é referência em neurocirurgia pediátrica e mensalmente são realizados 3 mil exames de radiografia, em média. A expectativa é que haja aumento por conta do período sazonal do ano, além de melhora na oferta do serviço, oferecendo excelente qualidade na realização e diagnóstico por imagens e proporcionando mais agilidade nos resultados.
“A entrega do aparelho de raio-X digital vai melhorar cem por cento. No momento que bate o raio-X da criança, o médico que solicitou vai receber em um minuto o resultado”, ressaltou a diretora geral da unidade hospitalar, Liege Ribeiro.
O governo do Amazonas tem investido ainda no fortalecimento da rede, através da modernização, com objetivo de contínuo melhoramento do cuidado e da assistência de pacientes na capital.
“Essa entrega vai além de apenas uma simples entrega, ela é um avanço tecnológico da nossa assistência à saúde da capital, em que todas as unidades estão sendo contempladas. Nós temos objetivo de instalar outros, agilizando o processo de diagnóstico dos pacientes”, reforçou o secretário executivo de assistência da capital, Leandro Pimentel.
FOTOS: Roberto Carlos/Secom