Inspirar e motivar o ingresso de mulheres e meninas na carreira científica por meio do jogo ‘Heliana Quer Ser uma Cientista’, teste molecular do DNA do morango e a trajetória inspiradora de pesquisadoras amazônicas foram atrações do estande da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), neste sábado (21/12), na 19ª edição do Programa Governo Presente.
O evento ocorreu na Escola Ernesto Pinho Filho no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. O projeto “Mulheres e Meninas na Ciência: na trilha da carreira científica na Amazônia” faz parte do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação no Amazonas.
Popularização da Ciência no Governo Presente
Nas edições do Governo Presente realizadas neste ano, a Fapeam levou mais de dez projetos dos programas: Ciência na Escola (PCE), Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), Programa de Desenvolvimento e de Inovação para Educação Básica (Prodeb/Fapeam) e o Programa Ciência no Cotidiano (Procic)
Também foi apresentado o Programa de Apoio a Popularização e Divulgação para CT&I (PAPD/Fapeam), Programa de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I) e o Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Programa Centelha 2) , que mostram os resultados de pesquisas para população, demonstrando ao público a importância da ciência para as transformações societárias.
No último Governo Presente do ano, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva destacou a importância da participação da instituição, enfatizando os impactos positivos de todas as edições deste ano no Governo Presente.
“Para a Fapeam é uma grande satisfação participar, porque nós temos a oportunidade de mostrar os resultados das nossas pesquisas, de trazer atrativos para crianças e adolescentes voltados para a área de CT&I. Esse grande evento é fruto de um trabalho liderado pelo Governador Wilson Lima, e ele já afirmou que em 2025 a gente vai vir ainda mais forte”, explicou.
Ao todo, o estande da Fapeam recebeu nas edições do Governo Presente mais de 3,1 mil pessoas, em sua maioria crianças e adolescentes, que foram estimulados a conhecer mais sobre a ciência, tecnologia e inovação no estado.
Estímulo e intensificação da CT&I
A coordenadora do projeto, doutora em Genética e Biologia Molecular, pesquisadora e diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Costa Pinto Lopes, explicou a importância da Fapeam no estímulo e intensificação da CT&I.
“Sentimo-nos honrados de contribuir com a Fapeam por meio do nosso projeto, que tem um potencial muito grande de transformação da realidade de muitas meninas e mulheres que vivem em nosso estado”, comentou a coordenadora.
Jogo
Uma atividade que foi atração no estande da Fapeam foi o jogo “Heliana Quer Ser uma Cientista”, desenvolvido no estilo monopoly, por meio do qual os participantes descobrem o mundo da ciência, percorrendo o trajeto, jogando o dado e pulando as casas que representam as diferentes fases de formação do cientista.
A personagem Heliana, protagonista do jogo, foi inspirada na história real de uma menina amazônica que aprendeu as primeiras lições sobre ciência na roça da avó dela, depois tendo a curiosidade como motivação para as descobertas sobre o mundo da ciência. Além do jogo interativo, a Fiocruz Amazônia também exibiu vídeos sobre os laboratórios de pesquisa e a trajetória inspiradora de pesquisadoras amazônicas.
Pesquisa e Interatividade
A Fapeam também levou para o seu estande as ações desenvolvidas em prol da popularização da CT&I no estado. Entre as atividades ofertadas estão os editais públicos, jogos lúdicos e interativos. Além disso, os visitantes também conheceram pesquisas fomentadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, como o Programa Ciência na Escola (PCE).
Foto: Ana Kelly Franco/Fapeam