O solo natural ainda era predominante na rua Xapori, no Tarumã, zona Oeste, quando a Prefeitura de Manaus chegou com os trabalhos de pavimentação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Apesar da fina camada de asfalto em alguns trechos, a “estradinha de barro”, como a via é conhecida pelos moradores, não permitia a entrada de veículos pesados, como os ônibus do transporte público coletivo e ambulâncias. Para mudar essa realidade, uma equipe formada por 30 trabalhadores aplica 650 toneladas de massa asfáltica na rua.
“A nossa comunidade sempre foi carente. Digo isso, porque moro nessa ‘estradinha’ desde 2009 e há muitos anos as linhas de ônibus não conseguem entrar aqui, pois a estrutura do ônibus não iria resistir”, afirmou Geraldo Oliveira, de 51 anos.
Na segunda-feira, 22/4, Geraldo presenciou, da frente de casa, o programa “Asfalta Manaus” pavimentar o trecho de 760 metros de extensão. “Hoje, é a primeira vez que estou vendo um asfalto com tanta qualidade”, comemorou.
O autônomo Júlio Bentes, de 48 anos, também mora na rua Xapori, e conta que, agora, a “estradinha” é de asfalto. “É um alívio poder trafegar com qualidade. Nos 27 anos que eu vivi aqui, a infraestrutura era precária. Agora só temos de agradecer ao nosso prefeito David Almeida e ao secretário de Obras, Renato Junior, que têm feito esse trabalho incansável nas comunidades. Toda vez que chovia a situação ficava feia para o povo trafegar. Aqui nós temos escola, UBS, empresas e com esse asfalto vai melhorar muito o nosso dia a dia”, disse o morador.
Em paralelo aos trabalhos na rua Xapori, outra frente de obra atua na rua Flor do Mato, realizando fresagem, retirada do antigo pavimento e preparo da via para receber nova e espessa camada de asfalto.
“Todos os dias, atendemos aos chamados da população e vamos com toda a equipe trabalhar em ruas como essas, onde o trabalho tem que ser bem feito, principalmente por ser a primeira vez, é isso que o prefeito David Almeida nos determina, para mudar a realidade dessas áreas e dos moradores”, afirmou o secretário da Seminf, Renato Junior.
De acordo com a última atualização da plataforma on-line “Asfaltômetro”, que contabiliza os avanços do programa “Asfalta Manaus”, 55 ruas foram recapeadas no bairro Tarumã. Na zona Oeste, 471 ruas foram atendidas, por meio do programa. Desde que foi implementado na capital, o programa recuperou 2.794 ruas.
Foto – Márcio Melo/Seminf