Equipes fazem últimos ajustes para entrega da primeira etapa de nova Estação na Ponta Negra

Além da estrutura, Águas de Manaus também fez implantação de mais de 2 mil metros de redes coletoras de esgoto na região

0
88

A construção da primeira etapa da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Ponta Negra, zona Oeste de Manaus, entra na reta final. A obra já tem 95% de conclusão e deve ser entregue nas próximas semanas. A estrutura terá capacidade de tratamento de 1,7 milhão de litros de esgoto por dia.

As equipes da Águas de Manaus fazem os últimos ajustes para entregar a estrutura, que conta com cinco reatores anaeróbios (que não usam oxigênio) e três aeróbios (que usam oxigênio), dois tanques decantadores e um de cloro.

Além do complexo, que fica na Avenida Perimetral Thales Loureiro, as equipes da Águas de Manaus também implantaram mais de dois mil metros de redes coletoras de esgoto na região. O esgoto coletado na área é transportado para a nova Estação, e devolvido livre de contaminantes para a natureza.

O processo já iniciou nas áreas que foram conectadas – atualmente, a estação trata todo o esgoto coletado na região. A obra integra o programa Trata Bem Manaus, que traça um plano de universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto em menos de dez anos na capital amazonense. O complexo terá ainda uma segunda etapa, que será entregue conforme a ampliação planejada do sistema na região.

Um dos principais pontos turísticos de Manaus, a praia da Ponta Negra será diretamente beneficiada com a entrega da ETE, já que o tratamento de esgoto é componente importante para a recuperação e a balneabilidade de corpos hídricos.

“A recuperação dos rios e igarapés de Manaus passa pelo saneamento básico. O Trata Bem contempla a construção e melhoria de 70 ETEs. Além da Ponta Negra, já estamos com obras avançadas na Estação do bairro da Raiz, às margens do Igarapé do 40. Com a adesão ao sistema e a entrega destas obras, podemos sonhar com os corpos hídricos da cidade limpos novamente e com balneabilidade, inclusive na própria Ponta Negra”, destaca o gerente de Projetos da Águas de Manaus, Jean Damaceno.

Foto: Divulgação

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome