Nos últimos três anos e 10 meses, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), desobstruiu cerca de 35.940 caixas coletoras em todas as zonas da cidade. O objetivo dessa ação é evitar alagamentos durante as chuvas e realizar a limpeza, retirando os resíduos descartados de forma irregular nas vias e que são arrastados para dentro das galerias subterrâneas, provocando obstruções e transtornos.
“Infelizmente o lixo descartado de maneira irregular nas ruas da nossa cidade, volta para a população em forma de problema, com alagamentos e rompimentos de redes de drenagens. A gestão do prefeito David Almeida prioriza a prevenção, atuando diariamente nos 18 distritos de obras com ações voltadas à manutenção, desobstrução e limpeza de galerias, para minimizar os impactos das chuvas na nossa capital”, explica o secretário de Obras, Renato Júnior.
Nesta terça-feira, 5/11, as equipes do Distrito de Obras estão atuando na rua dos Açaizeiros, no bairro Grande Vitória, com serviços de limpeza, desobstrução e confecção de tampas de caixas coletoras.
Simultaneamente, outra frente de trabalho está realizando a desobstrução da rede de drenagem da avenida Oscar Borel, no bairro Compensa 2, e a confecção e instalação de tampas das caixas coletoras da avenida Brasil, assim como na rua Santo Estevão, no bairro Zumbi dos Palmares.
“Só tenho a agradecer ao prefeito David Almeida e ao secretário Renato Junior, por terem atendido a nossa solicitação e estarem presentes e atuantes. Nós estávamos sem esperança, aqui alagava tudo, agora tem a prefeitura trabalhando e tenho fé que tudo vai melhorar”, relata a moradora e aposentada Cristina dos Santos, de 66 anos.
A Prefeitura de Manaus também implantou 7.038 tampas em caixas coletoras, que desempenham um papel fundamental na segurança. As tampas evitam acidentes, como quedas de pedestres e veículos, especialmente em áreas de grande circulação. Além disso, elas garantem o fechamento das caixas, prevenindo o acesso de resíduos indesejados, como o lixo descartado irregularmente nas vias da capital.
Foto – Márcio Melo/Seminf